Inscrições para 2º Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica estão abertas

A Associação Portuguesa de Horticultura (APH) está a organizar o 2º Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica (2CNHST), que decorrerá nos dias 30 e 31 de março, no auditório da Lipor, em Baguim do Monte, sob o lema “A Horticultura Muda Vidas”.

O 2CNHST surge após o sucesso da primeira edição, realizada pela APH, em outubro de 2016, no Estoril. Nesta segunda edição serão abordados os seguintes temas em sessões de comunicações orais:

1. Horticultura como ferramenta de integração social e de promoção da saúde física e mental;

2. Horticultura social urbana, saúde do solo e segurança alimentar;

3. Horticultura uma opção para novos estilos de vida.

Os resumos dos trabalhos técnico-científicos devem ser submetidos à Organização do Colóquio até ao dia 10 de março, através do email: cnhorticulturasocial@gmail.com

O programa integra também uma mesa-redonda sobre 'Responsabilidade social - O papel dos Municípios'; a sessão ‘Partilhar saberes: conversas com…’ e uma visita técnica a hortas sociais na área metropolitana do Grande Porto.

O 2CNHST, ao envolver técnicos, investigadores, municípios, empresas e diversas comunidades e movimentos sociais, permitirá a partilha de experiências e de processos inovadores no âmbito da Horticultura Social e Terapêutica (HST).

A HST enquadra-se em programas de horticultura urbana, de educação ambiental e de apoio a pessoas idosas, com deficiência ou dependência, em instituições de saúde, de reabilitação psicossocial e de inclusão social. Estes programas são promovidos por instituições particulares de solidariedade social, câmaras municipais, associações, estabelecimentos prisionais, instituições de ensino superior e outras, e têm por objetivo contribuir para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida das pessoas, nomeadamente da sua saúde física, mental e emocional.

Para inscrições e outras informações, consulte aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip