Inovcluster e CATAA divulgam tendências e inovação no Agroalimentar para 2017

A Inovcluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro e o CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, apresentaram no passado dia 24 de fevereiro, as Tendências Agroalimentares para 2017, juntamente com o projeto Inov2agro, um projeto de promoção do espírito empresarial.

cataa

Luís Correia, Presidente da CMCB e da Inovcluster/CATAA e Ana Abrunhosa, Presidente da CCRDCentro, deram as boas-vindas a mais de cinco dezenas de empresas e empreendedores da região e relembraram que Inovação é a palavra do momento.

Sendo o setor agroalimentar uma das principais apostas do município de Castelo Branco, Luís Correia afirma que se trata de um investimento que já dá frutos e que com uma equipa multidisciplinar, com experiência e know-how nestas matérias (Inovcluster e CATAA), os empresários têm aqui a capacitar de aprender e inovar.

«Urge inovar, e para isso devemos conhecer o mercado e as suas tendências ao nível nacional e global», disse Luís Correia.

Ana Abrunhosa, Presidente da CCRDC, referiu a importância destas iniciativas em rede e da transferência de conhecimento e de tecnologia, resultado do envolvimento dos politécnicos da região.

Referiu ainda que o reconhecimento do Cluster Agroalimentar Português veio reforçar o investimento nestas dinâmicas de rede, na qual a Inovcluster está envolvido.

A sessão, inserida no âmbito de um projeto financiado pelo Programa Operacional Centro 2020, Projeto Inov2agro, apresentado por Cláudia Soares, Diretora Executiva da Inovcluster, constituiu uma oportunidade para os empreendedores e empresas da região e pretende criar e dinamizar uma estrutura tecnológica de suporte ao empreendedorismo, constituída pelo CEi – Centro de Empresas Inovadoras, da CATAA e pelas unidades + Empreendedorismo e +ID+I da Inovcluster.

O projeto Inov2agro disponibiliza uma plataforma online que permitirá um serviço técnico e especializado, prático e acessível, de aconselhamento aos empreendedores que pretendam desenvolver negócios com base no desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) inovadores, na fileira Agroalimentar.

Foi também apresentado um Manual de apoio ao empreendedor que promove o pensamento inovador na perspetiva do plano de negócios com o objetivo da criação de uma empresa no setor agroalimentar.

Este manual estará disponível em breve aqui

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip