INE estima quebra na produção de azeite

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para uma redução de 20% na produção de azeite face a 2015.

azeite

Segundo o INE, as condições climatéricas prejudicaram o crescimento dos frutos nos olivais, «originando uma carga de azeitona inferior à do ano passado».

A quebra é mais evidente nas variedades tradicionais, predominantes nos olivais de sequeiro.

A qualidade da azeitona recebida nos lagares de azeite «tem sido boa, muito contribuindo para este facto a baixa pressão dos principais problemas fitossanitários desta cultura (mosca da azeitona e gafa)», adianta a mesma fonte.

O quadro climatológico de novembro permitiu que as sementeiras dos cereais decorressem «a bom ritmo».

O INE prevê que que as áreas semeadas sejam semelhantes às verificadas na campanha anterior. A aveia deverá sofrer uma redução de 5% face à campanha anterior.

As searas têm um aspeto vegetativo considerado normal.

O estado do tempo foi «favorável ao desenvolvimento da generalidade das culturas instaladas e para a maioria dos trabalhos agrícolas da época, nomeadamente a preparação dos terrenos, instalação das culturas invernais, conclusão das colheitas do milho e do arroz, apanha da azeitona e da castanha e poda das vinhas e de outras culturas permanentes», adianta o INE.

Fonte: Rádio Pax 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip