INE dá conta de redução na produção de azeitona para azeite

As previsões agrícolas de dezembro de 2016 do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para uma diminuição significativa na produção de azeitona para azeite, de -20%, numa campanha onde as condições climatéricas da primavera prejudicaram o normal vingamento do fruto, sobretudo nos olivais tradicionais de sequeiro.

Na castanha, o INE prevê uma produção próxima das 26 mil toneladas, uma das melhores da última década, enquanto para o milho, cuja diminuição da área semeada em conjunto com uma menor produtividade determinaram uma redução da produção de -1,5%, pode vir a registar o valor mais baixo dos últimos cinco ano, pouco acima das 700 mil toneladas.

Quanto ao início da campanha dos cereais de outono/inverno, não se verificam problemas na preparação dos terrenos para a sementeira das culturas, observando-se uma germinação regular na maioria das searas.

Para a produção de leite e laticínios, a recolha de leite de vaca foi de 139,5 mil toneladas, o que representa um decréscimo de 6,0%.

A produção total de laticínios apresentou uma ligeira descida de 0,3% devido ao menor volume de manteiga, de -23.2%; leites acidificados, de -13,5% e nata para consumo, de -2,8%, segundo o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas do INE.

Fonte: INE 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip