I Semana das Sidras da Madeira

Até 28 de junho decorre a primeira edição da Semana das Sidras da Madeira.

Uma iniciativa que conta com palestras e várias actividades que visam contribuir para a definição de uma estratégia comum aos principais produtores de sidra da Região Autónoma da Madeira.

Preservar e valorizar esta bebida secular produzida em diferentes áreas geográficas da ilha da Madeira é outro intento do certame.

Provas técnicas das sidras regionais e concursos são outras propostas do certame.

O evento, que começou a 22 de junho e termina dia 28, é organizado pela Confraria Gastronómica da Madeira, Quinta Pedagógica dos Prazeres e da Câmara Municipal da Calheta.

Recorde-se que o método tradicional na produção de sidra ainda tem larga representatividade na Madeira, em que o agricultor, com os recursos que dispõe, produz a sua própria bebida.

Este processo começa muito antes da colheita das maçãs, designadamente no que respeita à preparação dos materiais que lhe vão estar associados.

As barricas, onde a sidra irá permanecer até que seja toda consumida, são desinfetadas com uma mecha de enxofre que, segundo a sabedoria popular, é doseada consoante o tamanho da vasilha, como vulgarmente é denominado o vasilhame de madeira.

Ao longo do ano, e de tempos a tempos, estas mechas vão sendo queimadas enquanto aqueles recipientes se encontram vazios para evitar o seu «avinagramento».

Esta periodicidade varia de acordo com o ensinamento que foi transmitido a cada produtor pelos seus antecessores. 

VER PROGRAMA

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip