Horticultores da Póvoa de Varzim registam «um dos melhores anos de sempre»

O microclima da região, que gerou produtos de qualidade, e forte divulgação em feiras agrícolas, potenciou as exportações, responsáveis por cerca de 80 milhões de euros do que é produzido nas duas mil explorações hortícolas do concelho da Póvoa de Varzim.

Os horticultores do concelho da Póvoa de Varzim estão registar «um dos melhores anos de sempre», em contraciclo com outros subsetores agrícolas, e prevêem terminar 2016 com os maiores índices de rentabilidade de que têm memória.

Em conjunto e até ao final do terceiro trimestre deste ano, as duas mil explorações hortícolas da Póvoa de Varzim faturaram cerca de 80 milhões de euros, sendo metade desse valor gerado através de exportações, segundo cálculos da Horpozim, uma associação local que reúne vários empresários do setor.

Apesar de preencherem uma área de cultivo relativamente pequena, cerca de dois mil hectares, o que corresponde sensivelmente a dois mil campos de futebol, os horticultores desta região têm maximizado as suas produções, seguindo técnicas passadas de geração em geração, mas também inovando, nomeadamente com a utilização de estufas.

Fonte: Público 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip