Há uma nova solução no mercado que melhora a qualidade do leite

A Schneider Electric foi reconhecida recentemente com o prémio “Innovation Potential to Solve Large Scale Problems”.

O prémio foi atribuído pela Zinnov, entidade de consultoria em globalização e expansão de mercado, nos 2015 Awards apresentados na Confluence 2015, conferência anual que decorre em Bangalore, na Índia.

A empresa foi galardoada pelo desenvolvimento do “One Click Track”, «uma solução end-to-end de monitorização remota da qualidade do leite , desde o agricultor ao consumidor, aplicada às novas economias emergentes», salienta a empresa em comunicado.

Este prémio «reconhece as organizações que solucionaram - ou estão a solucionar - com sucesso, desafios de larga escala, que têm ou terão um significativo impacto na sociedade», acrescenta a mesma nota.

O “OneClick Track” compreende três componentes: «um dispositivo portátil, para os agentes de compra verificarem a qualidade do leite distribuído pelos produtores; monitorização remota do depósito frigorífico de leite e dos veículos de transporte, por forma a detetar a sua possível deterioração devido a fatores ambientais ou adulteração do leite; e uma interface de cloud para reunir, analisar e distribuir a informação recolhida na cadeia de abastecimento».

Siva Prakash, Director, India R&D, Industry Business, Innovation&Technology, Schneider Electric, afirma que «a solução usa equipamentos Android para transmitir dados a baixo custo e monitoriza as remessas em tempo real através de uma aplicação na cloud».

«“A maioria dos problemas de qualidade relacionados com a produção do leite ocorrem a montante da cadeia de abastecimento de laticínios – que vai do agricultor para o depósito frigorífico de leite e, posteriormente, para a fábrica. Se a condição do leite é, logo à partida, pobre, ou se este é adulterado durante o processo de arrefecimento ou de transporte, o mesmo pode ser rejeitado antes da sua chegada à fábrica de laticínios», acrescenta.

Para o responsável o “OneClick Track” «permite ainda aumentar a produtividade e a eficiência energética da fábrica, ao fornecer informação avançada sobre a quantidade e qualidade do leite, assim como a duração do processo de produção para lotes e planeamentos otimizados. Simultaneamente, permite reduzir o desperdício resultante da deteção tardia da má qualidade do leite».

A equipa de Industry Business Innovation & Technology da Schneider Electric na Índia liderou o desenvolvimento, teste e implementação da solução. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip