Há uma empresa portuguesa de gomas saudáveis
Nuno Santos é engenheiro químico e, tendo em conta uma experiência pessoal na Associação das Escolas Jesus, Maria, José, no Porto, pensou em resolver um problema: o açúcar que era adicionado aos medicamentos infantis, com o intuito de as crianças tomarem os remédios.
É assim que surge a Doctor Gummy, uma empresa nacional que quer fazer guloseimas com 0% de açúcar ou adoçantes, glúten, lactose, aromas e corantes artificiais, já que o açúcar dos medicamentos está a promover a criação de cáries, obesidade e diabetes infantis.
Ao fim de cinco anos de investigação, em que se associou a laboratórios e universidades europeus, Nuno Santos testou folhas, cascas e raízes e criou algo que «engana o cérebro e o leva a acreditar que é doce», explica.
Neste momento o produto está pronto, e as gomas serão as primeiras a ser comercializadas, estando já a ser produzidas por uma farmacêutica.
Atualmente a empresa tem uma encomenda de 3,1 milhões de euros, por parte da grande distribuição nacional e da Pepsi, para o pequeno retalho.
Mais ainda, há um distribuidor francês que pretende encomendar 42 milhões de euros, mas Nuno Santos está reticente, devido à capacidade de produção.
Os lucros da Doctor Gummy serão reinvestidos ou entregues à solidariedade: «um negócio pode gerar receitas que servem para apoiar o setor social de forma sustentada».
A verdade é que Nuno Santos não tem tido 'mãos a medir', sendo que tem ganho concursos na área da inovação, da saúde e do empreendedorismo.
Nos dias 25 e 26 de novembro estará em Paris a discutir o projeto, com a possibilidade de se apresentar em Sillicon Valley.
Fonte: Jornal de Notícias