GPP divulga nova edição da CULTIVAR sobre impactos agroambientais

O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) apresenta a edição n.º 23 da publicação CULTIVAR – Cadernos de Análise e Prospetiva, dedicada ao tema - Impactos agroambientais: metodologias de quantificação e valorização económica.

A atividade agrícola gera um conjunto alargado de efeitos ambientais, positivos e negativos, a que as políticas públicas pretendem dar resposta. A alteração das práticas produtivas, de modo a criar efeitos positivos ou reduzir os negativos, resulta, em geral, em diminuições de rendimento (por aumento de custos ou reduções da produção), tendo o valor das ajudas agroambientais como objetivo, compensar essa situação.

Para além da medição do efeito ambiental da alteração de práticas, é necessário atribuir valores económicos aos efeitos ambientais das atividades, de forma a avaliar a utilização dos recursos financeiros. Tal valoração tem no entanto associadas diversas dificuldades, sendo os efeitos medidos frequentemente, de modo indireto e agregado. As metodologias de quantificação nesta matéria têm vindo a desenvolver-se, de forma a serem encontradas vias para lhes dar resposta, reconhecendo-se no entanto haver ainda um longo caminho a percorrer.

Esta edição da CULTIVAR desenvolvida pelo GPP, integra um conjunto de artigos de grande relevância sobre a temática dos Impactos agroambientais no que se refere às metodologias de quantificação e valorização económica, tendo por objetivo contribuir para o aprofundamento da reflexão a este nível.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip