Governo aprova investimento de mil milhões no Porto de Sines
Foi aprovado em Conselho de Ministros o decreto-lei que autoriza o concurso público internacional com vista a alargar o porto de Sines.
Texto: Ana Catarina Monteiro
O documento estabelece também as bases da concessão do novo terminal de contentores no porto de Sines, para o qual está previsto um investimento privado de 642 milhões de euros, revelou, em conferência de imprensa, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
O investimento será aplicado na construção de um cais e também na compra de equipamentos e funcionalidades que visam “colocar este terminal nas rotas internacionais”.
No mesmo dia, foi igualmente aprovado o diploma que vai permitir a expansão do Terminal XXI, também no porto de Sines, para quase o dobro da capacidade, num investimento de 547 milhões de euros.
«Neste momento, Sines já não tem capacidade para acolher toda a procura que tem e com estes investimentos passará a poder acolher essa procura», concluiu Ana Paula Vitorino.
O investimento enquadra-se no desígnio do Governo de fazer com que as exportações representem 50% do PIB português durante a próxima década.
Concretamente, as exportações da indústria alimentar e de bebidas ultrapassaram em 2018 os cinco mil milhões de euros, um aumento de 3,1% face ao ano anterior, de acordo com dados da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA). Segundo a instituição, o setor agroalimentar é responsável por 8,6% das exportações portuguesas.