Governo açoriano defende eficiência na utilização de recursos comunitários

Vasco Cordeiro, presidente do governo açoriano, falava na inauguração do caminho florestal do Pico Gaspar, na Praia da Vitória, ilha Terceira, integrada na visita de trabalho do executivo àquela ilha. Durante o momento, destacou a eficiência da gestão dos recursos.

Agricultura

«A região, isso é reconhecido e não é de agora, tem sido bastante eficiente na utilização dos recursos comunitários que têm sido colocados à sua disposição», afirmou. «No caso do Prorural, temos já uma taxa de compromisso superior a 90% e uma taxa de execução que se aproxima dos 73%, 75%».

O Prorural é o programa de desenvolvimento rural da Região Autónoma dos Açores, sendo comparticipado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.

Vasco Cordeiro acrescentou que a região «irá utilizar plenamente as verbas», quer do Prorural, quer do programa operacional regional, para «promover o desenvolvimento» do arquipélago, principalmente na altura que se vive devido à pandemia sanitária.

A taxa de utilização das verbas comunitárias revela a «vontade» da região de utilizar «cabalmente todos os recursos» disponíveis, salientando que essa utilização irá acontecer também «neste período de programação de fundos comunitários», referindo-se às discussões acerca do quadro plurianual 2021-2027.

Vasco Cordeiro salientou, ainda,  que foram investidos cerca de 26 milhões de euros nesta legislatura em «todas as infraestruturas agrícolas», um valor superior em 14 milhões de euros face à legislatura anterior.

FONTE: Açoreano Oriental

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip