Futuro da Europa: os europeus veem as alterações climáticas como o principal desafio para a UE

O Parlamento Europeu e a Comissão lançaram a 25 de janeiro, um Eurobarómetro Especial sobre o Futuro da Europa.

  • Nove em cada 10 jovens europeus concordam que combater as alterações climáticas pode ajudar a melhorar a sua própria saúde e bem-estar (91% dos 15-24 anos), enquanto 87% de todos os inquiridos também partilham este sentimento

  • 81% dos inquiridos dizem que estão felizes a viver na UE

  • 68% dos europeus concordam que a UE é um lugar de estabilidade num mundo conturbado; enquanto 67% concordam que o projeto da UE oferece uma perspectiva de futuro para a juventude da Europa

O Futuro da Europa

À medida que 2022 – designado Ano Europeu da Juventude – começa, o inquérito destaca as opiniões dos jovens europeus sobre os desafios que a União Europeia enfrenta, a par do papel fundamental que os jovens estão a desempenhar na Conferência sobre o Futuro da Europa.

O Eurobarómetro mostra que 91% dos jovens entre os 15 e os 24 anos acreditam que o combate às alterações climáticas pode ajudar a melhorar a sua própria saúde e bem-estar, enquanto 84% dos que têm 55 anos ou mais concordam. Quase todos os europeus (49%) consideram as alterações climáticas o principal desafio global para o futuro da UE, com um apoio esmagador aos objetivos ambientais do Pacto Ecológico Europeu: 88% dos europeus consideram importante aumentar a quota de energias renováveis energia na nossa economia e ter maior eficiência energética, enquanto 80% concordam com a importância de tornar a Europa o primeiro continente neutro em termos de clima até 2050 e promover o crescimento do mercado de veículos com zero e baixas emissões.

Outros desafios globais futuros destacados pelos entrevistados incluem saúde (34%) e migração e deslocamento forçados (mencionados por cerca de 30%). Ter padrões de vida comparáveis ​​(31%) e uma política de saúde comum (22%) são os dois aspectos mais úteis para o futuro da Europa. Os europeus também priorizam uma maior solidariedade entre os Estados-Membros (21%) e a independência energética (20%).

Bens, desafios e valores da UE

Os quatro desafios mais mencionados que a própria UE enfrenta são as desigualdades sociais (36%), o desemprego (32%), seguidos das questões migratórias (31%). Tal como acontece com os desafios globais, as questões ambientais e as alterações climáticas também figuram no topo da lista de desafios da UE, mencionados por 32% dos inquiridos.

Os europeus consideram o respeito da UE pela democracia, pelos direitos humanos e pelo Estado de direito (27%) como o principal trunfo da UE, seguido do seu poder económico, industrial e comercial (25%).

Paz (49%), liberdade de opinião (47%), igualdade e solidariedade social (45%) e tolerância e abertura ao outro (44%) são os valores mais bem incorporados pela UE – em comparação com outros países, de acordo com respondentes.

A vida na União Europeia

A grande maioria dos europeus concorda que está feliz a viver na UE (81%) e no seu país (89%), bem como está feliz com a sua vida familiar (89%).

A Conferência sobre o Futuro da Europa

Cerca de 43% dos europeus afirmam que o principal benefício de envolver a geração mais jovem na Conferência é centrar-se em questões que lhes interessam. Outros benefícios do seu papel fundamental na Conferência são a energia e motivação para a reforma e mudança que trazem (citado por 35%) e o seu foco em tornar o futuro da Europa mais relevante para os desafios da sociedade de hoje (33%).

Para mais informações aceda aqui.

Imagem: AG-Press.eu

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip