Frutas e legumes valem 10% da economia das Caldas da Rainha

A produção de frutas e hortofrutícolas representa 10% do volume de negócios das empresas das Caldas da Rainha, segundo o presidente da câmara local, Fernando Tinta Ferreira, que vai relançar este ano a Feira dos Frutos.

legumes

A Feira Nacional de Hortofruticultura (Frutos 2016), que não se realizava desde 2004, pretende ser uma montra do setor e dar destaque não só a marcas locais «de grande relevância», sobretudo em termos de exportação, como a Maçã de Alcobaça e a Pera Rocha, mas também a outras frutas com produção relevante, como os morangos e os pêssegos, e legumes como a couve, o alho-francês, a cebola e a beterraba.

«Não é apenas uma feira regional, é uma feira nacional. Vamos ter expositores de todo o país e até de Espanha», afirmou o autarca, sublinhando que «quer pela sua dimensão, quer pelo cartaz de espetáculos», o certame «tem tudo para estar ao nível» de outras grandes feiras nacionais como a Ovibeja ou a Fatacil.

As Caldas da Rainha estão no centro de «uma produção regional em termos de fruta e hortofrutícolas, que é o Oeste», realçou Tinta Ferreira, adiantando que o setor representa 50 milhões de euros anuais para a economia do concelho e emprega cerca de 500 pessoas.

Este número torna-se muito mais expressivo na época da apanha da fruta, que coincide com a data em que se realiza a Feira dos Frutos (19 a 21 de agosto).

«Faz todo o sentido marcar desta forma o arranque da apanha da fruta que mobiliza milhares de pessoas durante três semanas a um mês. Há muitos estudantes e jovens que tiram férias para ir fazer a apanha», salientou o presidente da câmara das Caldas da Rainha.

A Frutos 2016 conta com mais de 120 expositores, dos quais 40 ligados ao setor hortofrutícola, incluindo áreas de produção, maquinaria, indústria, serviços, artesanato, cerâmica, vinhos do Oeste, produtos de fumeiro e charcutaria tradicional portuguesa, restaurantes e bares.

O evento vai ter lugar no Parque D. Carlos I.

Os visitantes terão ainda oportunidade de assistir a demonstrações gastronómicas (‘showcookings’) e participar em visitas organizadas a pomares de maçã e pera certificados.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip