França: Governo anuncia programa de apoio aos setores da pecuária e cereais

O governo francês anunciou um programa de apoio aos setores da pecuária e dos cereais, considerados em grande dificuldade.

O primeiro-ministro, Manuel Valls, confirmou a criação de um fundo de garantia público, para permitir aos agricultores refinanciarem os seus créditos junto da banca, com taxas de juro mais competitivas.

Este fundo terá uma dotação entre os 50 e os 100 milhões de euros, o que vai permitir desbloquear financiamentos no montante de 1,5 mil milhões de euros junto da banca privada para os agricultores em dificuldade, estimando o governo que possam beneficiar deste programa entre 50.000 a 80.000 empresas agrícolas.

Com este programa o Estado vai garantir 50% do montante dos empréstimos, através do banco público de investimento Bpifrance.

Os fundos vão sendo disponibilizados à medida das necessidades e poderão ter acesso os agricultores que registaram uma quebra de rendimentos de mais de 20% face à média dos últimos cinco anos, excluindo o milho e por um ano.

Os agricultores têm até ao final do ano para aderir a este programa.

Por outro ano, o «ano branco», em que os agricultores não faziam amortizações dos empréstimos, vai ser prolongado por mais dois meses.

Estas medidas vêm juntar-se às que já estavam em vigor para ajuda à agricultura.

Fonte: Agroinfo 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip