França: em setembro há seminário sobre Cooperação LEADER/DLBC

A Federação Francesa dos Grupos de Ação Local (GAL) – LEADER France está a promover um seminário dedicado à Cooperação LEADER/DLBC que irá decorrer no dia 30 de setembro na cidade francesa de Dijon.

LEADER

O programa do único dia de seminário terá dois momentos. De manhã diversos especialistas irão debruçar-se sobre a implementação da cooperação LEADER/DLBC, fazendo, nomeadamente, um ponto de situação sobre esta temática em cada país europeu.

À tarde formar-se-ão três mesas redondas em torno de questões mais concretas – os primeiros passos; a definição de uma acção em cooperação; e a promoção e valorização da cooperação no território.

As inscrições, abertas aos GAL e representantes franceses e europeus, poderão ser feitas através do email: contact@leaderfrance.fr.

Este tema importante para os GAL portugueses está de volta, quando se perspetiva a abertura de concurso da operação 10.3 do PDR2020 (Cooperação LEADER) ainda este ano.

O LEADER é uma iniciativa comunitária que visa incentivar a aplicação de estratégias originais de desenvolvimento sustentável integradas.

Os objetivos específicos do LEADERpara Portugal são: mobilizar, reforçar e aperfeiçoar a iniciativa, a organização e as competências locais; incentivar e melhorar a cooperação entre os territórios rurais; promover a valorização e a qualificação dos espaços rurais, transformando estes em espaços de oportunidades; garantir novas abordagens de desenvolvimento, integradas e sustentáveis; dinamizar e assegurar a divulgação de saberes e conhecimentos e a transferência de experiências ao nível europeu.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip