França: agricultores pedem €3 mil milhões para o setor

Três mil milhões de euros. É este o montante que os agricultores franceses dizer ser necessário para ajudar o setor agrícola do país.

O valor foi recordado, em reunião, pelo presidente da Federação Nacional dos Sindicatos de Explorações Agrícolas de França (FNSEA) ao presidente François Hollande, ao primeiro-ministro Manuel Valls e ao ministro da Agricultura, Stéphane Le Foll.

É, assim, esta a principal proposta que a FNSEA pretende que seja defendida pelo país no próximo Conselho de Ministros extraordinário de dia 7 de setembro, em Bruxelas, e onde são esperadas grandes medidas para resolver a crise de vários setores.

O presidente da FNSEA, Xavier Beulin diz que três mil milhões de euros é o valor necessário para potenciar os investimentos no setor agrícola, bem como para adaptar a fiscalidade às especificidades da agricultura.

Do plano de apoio de 22 de julho de 600 milhões de euros, apenas 100 milhões chegaram efetivamente ao sector da carne de porco, lembrou o dirigente, acrescentando que «é preciso aliviar as dívidas dos jovens agricultores».

De acordo com os números dos sindicatos, 10% das explorações pecuárias estão à beira da falência, ou seja, entre 22 a 25 mil.

Sobre o setor do leite, Xavier Beulin defende que a Comissão Europeia deve subir o preço de intervenção do leite em pó de 2,2 euros, para 2,6 euros por kg.

É, também, proposta a obrigatoriedade da etiquetagem com a origem da carne para produtos transformados e os pratos cozinhados. Foi, ainda, pedido que rapidamente se resolva o problema do embargo da carne de porco imposto pela Rússia.

Para 3 de setembro está convocada uma manifestação dos agricultores franceses em Paris e no dia 7 de setembro uma outra em Bruxelas. 

Fonte: Le Monde/Agronegócios

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip