Fórum Regional de Enoturismo APENO – Ageas Seguros realiza-se na UTAD

A Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO), em parceria com a Ageas Seguros e as CVRs nacionais continuam a sua caminhada em prol do Enoturismo, abrindo as portas ao debate dos problemas e soluções num setor ainda em construção. Estes eventos têm sido organizados nas várias regionais nacionais e agora é a vez do Fórum Regional das regiões do Douro e de Trás-os-Montes, que se vai realizar já no próximo dia 21, na UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Depois dos oito primeiros e bem sucedidos fóruns dedicados às regiões de Lisboa, Tejo, Setúbal, Alentejo, Algarve, Dão, Bairrada, Vinhos Verdes e Távora Varosa, agora chegou a vez do Douro e Trás os Montes. Descentralizar tem sido a palavra-chave da APENO e da Ageas Seguros para se fazer mais e melhor pelo Enoturismo em Portugal. Por isso, a missão, continua a ser abrir portas a ciclos de debates em que o foco é discutir as regiões mas também os pontos fortes e fracos do enoturismo nacional, com o intuito de se encontrarem soluções para fazer crescer ainda mais um setor já de si em franca expansão, mas com muito mais ainda para dar em território português.

Como primeira associação nacional dedicada em exclusivo ao setor, a APENO tem convidado os agentes económicos das várias regiões vitivinícolas nacionais a debaterem o Enoturismo no mesmo palco, em sessões abertas ao público em geral. De terra em terra, têm ouvido os principais players do Enoturismo e os seus problemas para encontrar em conjunto novas abordagens para melhorar o setor.

«É com muito entusiasmo que nos juntamos, mais uma vez, a uma iniciativa com a APENO. Queremos reforçar o nosso posicionamento no setor de Enoturismo, junto destes profissionais, contribuindo para um setor mais seguro e sustentável. É nosso compromisso estar presentes na vida das Empresas de uma forma relevante, próxima e emocional», reforça Gustavo Barreto, membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal.

Objetivo: criar bases sólidas para o Enoturismo

"A APENO - Associação Portuguesa de Enoturismo nasceu há apenas dois anos mas já reúne entre os seus associados os melhores players do Enoturismo a nível nacional, sendo que continuamos a crescer todos os dias. Fala-se muito de Enoturismo, mas ainda ninguém tem definições nem números que ajudem a compreendê-lo, entre outras questões que têm de ser debatidas. E, obviamente, a APENO tem estado focada em resolver estas questões e em criar bases sólidas de trabalho para que Portugal seja considerado uma região de referência no Enoturismo a nível mundial", afirma Maria João de Almeida, a Presidente da APENO. "Obviamente, isso passa também pela atenção que queremos dar a cada uma das regiões nacionais, onde estamos a identificar e debater os problemas existentes no Enoturismo, a tentar apresentar soluções e dar a conhecer o trabalho que temos feito desde que nascemos".

O nono destes Fóruns Regionais é assim dedicado à região do Douro e de Trás-os-Montes, no próximo dia 21 de junho, pelas 14h30, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real.

«O Fórum Regional de Enoturismo constitui uma oportunidade de ampliar o debate sobre o Enoturismo no Douro Vinhateiro, Património Mundial, que detém um enorme potencial turístico, fator de promoção da coesão social», afirma Ana Brochado Coelho, responsável pelo serviço de promoção e de comunicação do Instituto dos Vinhos do Porto e do Douro (IVDP).

Assim, a sessão de trabalho na UTAD terá o seguinte programa:

● 14h00 - Abertura de portas e receção dos convidados.

● 14h30 - Apresentação da Associação Portuguesa de Enoturismo APENO (missão, vantagens e atividades) – Membros da Direção da APENO

● 15h15 - Sessão de sensibilização: Prevenção e Gestão do Risco como chave de eficiência do Enoturismo – Francisco Erse – Responsável PME & Corporate do Grupo Ageas Portugal.

● 16h00 - Apresentação do Guia de Enoturismo da APENO (um projeto já em desenvolvimento que se pretende afirmar como o guia de Enoturismo de referência a nível nacional e internacional) - Adelino Abrantes – Consultor Comercial e Editorial APENO.

● 16h30 - Debate: Reflexões de Enoturismo: As necessidades do setor - uma breve conversa acerca dos principais desafios da região para o enoturismo na região do Douro e Trás-os-Montes. Oradores:

● Agostinho Peixoto - Técnico Superior do Turismo do Porto e Norte de Portugal;

● Ana Brochado Coelho - Chefe de Serviço de Promoção e Comunicação do IVDP;

● Francisco Pavão - Presidente da CVR de Trás-os-Montes;

● Frederico Mourão - Diretor de Enoturismo da Symington;

● Jorge Afonso - Fundador e CEO da Casa do JOA.

Todos estes momentos terão espaço para perguntas e respostas dos convidados presentes, com a moderação de Maria João de Almeida, Presidente da APENO.

Para participar nestes Fóruns Regionais, pode fazer a sua inscrição através do site da APENO Douro e Trás-os-Montes.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip