FOOD2030 com 10 linhas orientadoras

A Comissão Europeia apresentou o documento “FOOD2030 Pathways for Action: Research and innovation policy as a driver for sustainable, healthy and inclusive food systems”.

FOOD2030

Esta publicação vem enquadrar a fase de implementação da estratégia “Food 2030” e tem como objetivo orientar as futuras investigações e reflexões sobre políticas de inovação, que sejam relevantes no âmbito de iniciativas como o programa europeu “Horizonte Europe”, “Do Prado ao Prato” e Pacto Ecológico Europeu.

Para cumprir este objetivo, neste documento são elencados 10 caminhos de atuação, desde a área do desperdício alimentar e eficiência de recursos ao campo da nutrição saudável, sustentável e personalizada. Espera que estes caminhos venham trazer benefícios transversais nas áreas da nutrição, clima, circularidade e comunidade (local e global).

Esta publicação foi divulgada numa conferência online organizada pela Comissão Europeia, em colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e com a presidência alemã do Conselho Europeu, e que está disponível aqui.

Adicionalmente, no contexto deste debate sobre investigação e inovação na área alimentar irá decorrer, nos dias 24 e 25 de novembro, a conferência final promovida pelo consórcio FIT4FOOD2030, dedicada ao tema “Implementing FOOD 2030 to future proof Europe's food systems through Research and Innovation”.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip