Floresta: parceria nacional desenvolve simuladores

São simuladores destinados a proprietários e produtores florestais, técnicos de Organizações de Produtores Florestais, técnicos de Gabinetes Técnicos Florestais (municípios) e prestadores de serviços interessados na cultura do eucalipto.

floresta

O EuSiM, desenvolvido em parceira com o Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia (ISA), possibilita a simulação, de uma forma simples e apelativa graficamente, da produtividade do eucaliptal, sob diferentes opções de gestão.

Por exemplo, arborização, rearborização ou talhadia, e para diversos cenários de produtividade.

Consulte aqui

O simulador financeiro, desenvolvido em parceira com o Departamento Informático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a CELPA, fornece o fluxo de caixa, o valor atual final líquido em euros e a taxa interna de rendibilidade (%) esperados de um investimento numa acção de arborização ou rearborização com eucalipto, de acordo com várias opções controladas pelo utilizador (taxa de desconto, preço da madeira em pé e intensidade da silvicultura).

Consulte aqui

Ambos os simuladores estão disponíveis no site do Projeto "Melhor Eucalipto", iniciativa promovida pela CELPA - Associação da Indústria Papeleira com o objetivo de aumentar a produtividade das plantações nacionais de eucalipto, e que está atualmente a completar o seu primeiro ano.

No sítio web do projeto "Melhor Eucalipto", onde poderá acompanhar todas as notícias e consultar as boas práticas de gestão do eucaliptal, estão ainda disponíveis duas outras novidades: uma base de dados geográfica dos prestadores de serviços florestais recomendados pela indústria papeleira e outra com os locais onde se poderão encontrar plantas de eucalipto certificadas. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip