Flores comestíveis: Centáurea

Flores comestíveis: Centáurea

Por: Orquídea Barbosa

Nome científico: Centaurea cyanus
Família: Asteraceae ou Compositae
Origem geográfica:  Europa e Ásia
Nomes populares: Fidalguinhos, Saudades, Lóios-de-jardim, Loucos-dos-jardins, Flor-de-Lis, Ciano, Escovinha e Ambreta

A Flor

As centaurea cyanus são flores de Verão, com 2 a 3 cm de diâmetro, designadas por capítulos, simples ou dobrados.

O capítulo é composto por um receptáculo ovóide protegido por brácteas, onde se insere o núcleo central e se encontram os órgãos reprodutores (masculinos e femininos), e uma corola composta por pequenas flores estéreis em forma de funil. Existem várias tonalidades desta variedade, sendo a cor dominante o azul, precedido do roxo, do rosa, do branco e do bordô. As flores são hermafroditas, auto férteis, polinizadas por abelhas, borboletas e moscas.

p66 fig2

A Planta

A centáurea é uma planta herbácea anual, de crescimento rápido, que atinge muito facilmente um metro de altura. É constituída por caules erectos, fibrosos e ramificados, onde se inserem, alternadamente, as folhas lanceoladas, sésseis,  pubescentes (3 a 5 cm de comprimento e 1 cm de largura) e de margens lisas. As flores encontram-se no término dos caules/hastes.

Esta planta era considerada infestante dos campos de trigo, cevada e milho, embora hoje esteja quase extinta devido às novas práticas agrícolas com uso frequente de herbicidas.

É uma planta de Primavera/Verão que floresce normalmente de Maio a Agosto/Setembro. O período de amadurecimento das suas sementes dá-se de Agosto a Outubro e os seus frutos são os aquénios que apresentam pêlos numa das extremidades. As sementes não têm período de dormência, brotam de uma profundidade de 1-6 cm e mantêm a capacidade de germinação até 3 anos.  Uma única planta é capaz de produzir 7 mil sementes.

p66 fig3

Condições

A Centaurea cyanus é uma planta exigente em luz, requerendo, deste modo, uma boa exposição solar. Quanto ao tipo de solo, esta planta também é bastante versátil, adaptando-se quer a solos de textura média (arenosos) quer a solos mais pesados (argilosos); gosta de solos nutricionalmente ricos, bem drenados, embora também possa crescer em solos pobres e secos, pois é tolerante à seca. Também se adapta a solos ácidos, neutros e alcalinos (básicos), assim como a solos muito alcalinos. No que diz respeito ao clima, esta planta prefere climas tropicais, subtropicais ou amenos.

Usos e preparação  

As flores de Centaurea Cyanus não têm cheiro nem sabor, embora haja quem considere que têm um sabor entre o doce e o picante que lembra o sabor suavizado do cravo túnico. Basicamente, estas flores são usadas para decorar/enfeitar e dar cor, podendo ser consumidas cruas ou cozinhadas. As flores frescas são usadas para condimentar pão, saladas, queijos frescos, gelados… É de salientar que o corante comestível azul, frequentemente utilizado para colorir açúcares e confecções, é obtido a partir desta flor.

Na preparação da flor para consumo, deve-se ter alguns cuidados, como: verificar a existência de insectos, lavar de poeiras com água, mas sem esfregar para não danificar os tecidos celulares e, por fim, destacar as pétalas/florzinhas da corola para serem usadas.

No caso de flores como a calêndula, a cravina, a áster e a centáurea, é recomendável retirar o núcleo e usar só as pétalas, pois o receptáculo é muito amargo.

Conservação  

As flores são muito perecíveis e têm um tempo de vida, pós-colheita, muito curto. Esta depende da qualidade do produto, da temperatura, da humidade relativa, da composição da atmosfera e de tratamentos adequados ao produto em causa. As condições óptimas de conservação e armazenamento para as flores frescas de Centaurea cyanus  são uma temperatura de 4,5 °C e a uma humidade relativa de 90-95%.

No caso de conservação das flores através da secagem, estas devem ser secas à temperatura ambiente, em local arejado ou num secador, não ultrapassando os 35 °C. Depois de secas, as flores devem ser guardadas em lugar seco e escuro.

Propriedades

A centáurea contém pigmentos orgânicos, sendo os mais importantes dos quais a centaurina, a cicorina, a saponina, mucilagens e taninos. Esta flor detém propriedades laxantes, diuréticas e tónicas, sendo indicada no tratamento de úlceras, ferimentos, aftas e conjuntivites.

A Centaurea cyanus pode ser usada em chás para regular a digestão e tratar perturbações gástricas. No uso externo, serve para preparar banhos destinados a tratar feridas e conjuntivites, sendo também adjuvante nas loções capilares. O pigmento azul, isolado, é utilizado na indústria cosmética e na coloração de certos medicamentos.

Bibliografia

  1. http://en.wikipedia.org/wiki/Cornflower.
  2. http://obotanicoaprendiznaterradosespantos.blogspot.pt/2010/11/fidalguinhos-centaurea-cyanus.html.
  3. http://www.pfaf.org/user/Plant.aspx?LatinName=Centaurea+cyanus.
  4. http://www.agroatlas.ru/en/content/weeds/Centaurea_cyanus/.
  5. http://www.oocities.org/br/PROFBERTI/plantasmedicinais /plantcdef.htm.
  6. http://www.tocadoverde.com.br/centaurea-cyanus-sortida.html.  
  7. http://www.jardimdeflores.com.br/JARDINAGEM/A50jardimcomestivel.htm.
  8. Almeida, Domingos P. F. http://dalmeida.com/floricultura/apontamentos/Tabelas%20de%20horticultura%20ornamental.pdf.  2003.
  9. http://www.jardineiro.net/br/banco/centaurea_cyanus.php.

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip