FITOAGRO – Pataforma de informação para apoio na proteção de pomóideas

O Grupo Operacional FitoAgro pretende definir a estimativa do risco e o nível económico de ataque (NEA) para pragas e doenças chave das pomóideas da região Oeste, com base na informação recolhida nos postos de observação biológico das entidades parceiras do grupo operacional.

Fitoagro

Por: Carolina Lucas Neves1, João Carvalho2

Para pragas emergentes, como a filoxera da pereira, a cochonilha algodão, a cecidómia e um “novo microlepidóptero”, pretende-se definir estratégias de proteção baseadas na luta biotécnica, permitindo um aumento da eficiência dos recursos utilizados no âmbito da proteção fitossanitária, na produção, a sustentabilidade e competitividade das explorações hortofrutícolas.

O projeto tem, ainda, como principais objetivos a identificação da espécie de um “novo microlepidóptero”; estudar os ciclos de vida de novas pragas emergentes, para as quais ainda não estão definidas metodologias de estimativa do risco e NEA; desenvolver mapas de riscos para as principais pragas e doenças, com especial enfoque na filoxera, cecidómia e na cochonilha algodão; estender a plataforma InfoAgro com dados georreferenciados e de modelos, facilmente divulgada e analisada pelos técnicos e agricultores (SMS, portal, boletins digitais, plataformas digitais) para investigadores e serviços oficiais (podendo facilitar os processos de exportação para fora da UE).

O projeto FitoAgro iniciou em 2018 e terminará em 2021.

Material e Métodos

  • Definição dos protocolos para a monitorização de pragas e doenças que afetam a região do Oeste, evidenciando os protocolos para as quatro pragas em estudo: filoxera, cochonilha algodão, cecidómia e “novo microlepidóptero”;

  • Instalação de catorze postos de observação biológica em pomares de pera e maçã, nas entidades parceiras e aquisição e operacionalização da rede meteorológica;

  • Metodologia: observações visuais e de armadilhas. A monitorização é semanal e tem início ao abrolhamento e termina à colheita, exceto nos pomares com protocolos com condições de término diferentes, como é o caso da filoxera e da cochonilha algodão.

Discussão

O projeto encontra-se a meio da sua execução e com dois anos e meio, os resultados obtidos permitiram iniciar o estudo da biologia de pragas emergentes a fim de se conseguir identificar regras de tomada de decisão e identificar métodos alternativos à luta química. A cecidómia, apesar de ser uma praga já conhecida, nos últimos anos tem atingido um elevado nível populacional nos pomares do Oeste.

Durante estes dois anos a praga comportou-se de forma idêntica, tendo sido detetada nas primeiras semanasde observação (meados de março), através do enrolamento das folhas bem como a presença de adultos e da lagarta, e persistiu até á última semana de julho.

Continua

Nota: Artigo publicado originalmente na Agrotec 36

Solicite a nossa edição impressa

Contacte-nos a seguir dos seguintes endereços:

Telefone: 220 962 844

E-mail: info@booki.pt

1 Departamento de projetos do COTHN-CC, Técnica de campo do GO FitoAgro

2 APAS, Técnico de campo do GO FitoAgro

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip