FIPA quer compromissos para o agroalimentar

agroalimentar

A FIPA - Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares iniciou esta semana uma ronda pelos partidos políticos nacionais para discutir os desafios e as prioridades estratégicas do setor agroalimentar no futuro.

Jorge Henriques, Presidente da FIPA, esteve reunido com a Coligação “Portugal à Frente”, Partido Socialista e Jerónimo de Sousa, do PCP.

De acordo com Jorge Henriques, a FIPA pretende desafiar decisores políticos, parceiros e sociedade civil para um compromisso nacional que permita que o setor, determinante na economia nacional, caminhe de forma concertada nos próximos anos e com políticas consolidadas no âmbito da fiscalidade, da internacionalização e da inovação.

Entre as prioridades que a FIPA define como estratégicas estão o reforço da competitividade e a aposta na investigação e inovação, a promoção de estilos de vida saudáveis e a existência de um enquadramento legal simples, estável e não discriminatório para as empresas do setor.

A FIPA recorda, em comunicado, que a indústria agroalimentar é a indústria transformadora que «mais contribui para a economia nacional, tanto em volume de negócios (14,6 mil milhões de euros) como em Valor Acrescentado Bruto (2,6 mil milhões de euros)».

«É responsável por mais de 100 mil empregos diretos e mais de 500 mil empregos indiretos e tem mantido nos últimos cinco anos um crescimento acima da média da economia nacional», acrescenta.

Recorde-se que o atual Governo já indicou recentemente que a indústria tem potencial para, em 2020, ser exportadora líquida.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip