Fim das quotas do açúcar preocupa Estados-membros

acucar

A situação do setor do açúcar, com o aproximar do fim das quotas de produção, está a preocupar muito, não só a Itália, como outros países europeus, como a Alemanha.

A Comissão Europeia já organizou um grupo de peritos para analisar o futuro do setor, mas os países querem já a implementação de mecanismos, que possam vir a atenuar o impacto do fim das quotas, em 2017, na evolução do mercado.

Esta exigência toma ainda mais sentido numa altura em que os preços de mercado estão muito baixos.

Entretanto, a Espanha quer a criação de um grupo de Alto Nível, enquanto a Polónia evoca os problemas criados pela diminuição do número de empresas, o aumento da concentração e o desaparecimento dos produtores de beterraba.

A Alemanha quer uma passagem em “suavidade” para o mercado depois do fim das quotas e criticou a utilização de ajudas ligadas por certos países, o que pode provocar uma distorção no mercado.

A República Checa defendeu que se deveria rever a decisão do final das quotas.

A Comissão, por seu lado, fez lembrar que o setor recebeu ajudas específicas para a sua reestruturação entre 2006 e 2010 e que o fim das quotas foi atrasado dois anos, com a reforma da Política Agrícola Comum de 2013.

Fonte: Agroinfo 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip