Festival dá a provar melão de Alpiarça

O sétimo Festival do Melão vai realizar-se de sexta-feira a domingo (22 a 24 de julho) no Parque do Carril, em Alpiarça, num evento que reforça este ano a valorização deste produto local como elemento de atração turística.

melao

Promovido pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de Alpiarça, o certame inclui este ano o programa “Um dia em Alpiarça”, que passa por uma visita a um meloal e degustação da fruta no local, «potenciando a vertente experimental da visita», seguida de um almoço num restaurante do concelho e da visita a locais turísticos como a Reserva Natural do Cavalo do Sorraia e a Casa dos Patudos.

O presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Mário Pereira, refere que o programa tem tido uma adesão «muito positiva» por parte dos visitantes, cumprindo o objetivo de dar a conhecer a produção local e o que de mais significativo existe no concelho, além de decorrer ao longo do ano, contrariamente a iniciativas de divulgação anteriores que se focavam no Festival do Melão, com ações em Lisboa, em praias, junto de automobilistas.

Mário Pereira disse que, apesar de este ano a colheita ter sido mais tardia e ter havido uma redução da produção devido às condições climatéricas, «a qualidade é boa» e o preço «é razoável».

No sábado, repete-se uma iniciativa iniciada em 2015 que visa «reavivar costumes e tradições de Alpiarça, através da degustação de comida tradicional confecionada localmente».

O “Comeres da Nossa Terra” vai decorrer «sob a proteção de um acolhedor sombreiro, com rama de eucalipto, uma imagem de marca das searas de melão tão marcantes para os alpiarcenses», dando a degustar «uma comida da época» feita a partir de dois elementos, um da terra, o tomate, e outro do mar, o bacalhau, numa caldeirada cozinhada a fogo de lenha.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip