Festival Chocalhos em Alpedrinha

De 14 a 16 de setembro decorre o “Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância em Alpedrinha”, naquela que é a sua 17ª edição.

chocalhos

Nestes três dias as calçadas enchem-se de vida, há contos no ar e memórias gravadas no rosto de todos os que abrem as portas de sua casa para quem quiser entrar e degustar um pouco do passado.

Na programação deste ano podemos encontrar atividades que divulgam o artesanato pastoril e a música popular e tradicional, que dão a conhecer as raças de gado autóctone e os cães pastores, que propiciam o prazer de degustar os produtos gastronómicos do concelho, tais como os queijos e os vinhos da região, entre outras iguarias, com o objetivo de manter vivo o imaginário da cultura pastoril e transmitir não só a história como também as tradições desta atividade ancestral, fazendo deste evento uma forte atração turística, que é a experiência de vivenciar a lida dos pastores.

O Chocalhos conta com um site totalmente dedicado ao Festival, onde será possível consultar todas as informações relativas ao Chocalhos - Festival dos Caminhos da Transumância. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip