Festa do Vinho da Madeira celebra chegada das vindimas

Entre 28 de agosto e 11 de setembro regressa ao Funchal a Festa do Vinho da Madeira, certame que presta tributo ao precioso néctar e à sua importância socioeconómica.

vinhos

A Festa do Vinho Madeira realiza-se por altura das vindimas e reflete a importância sócio económica deste néctar, num evento que procura reconstituir os velhos hábitos da população madeirense desde o início do povoamento da ilha.

A partir do dia 30 de agosto, a baixa da cidade do Funchal, concretamente o passeio pedonal da Avenida Arriaga, é preenchido com diversas decorações que incluem inúmeras alfaias vitícolas (lagar, pipas, barris, cestos de vindima, meios de transporte tradicionais), quadros vivos e figurantes que recriam as lides do vinho na Madeira (pisa da uva, recriação de usos e costumes regionais por parte de artesãos), gastronomia, mostra e prova de vinhos madeirenses e exposição de artesanato regional.

Os festejos deste evento que se realiza desde finais dos anos setenta do século passado.

Vindima ao vivo

Na manhã do dia 12 de setembro as atenções viram-se para o Estreito de Câmara de Lobos, onde se realiza a Festa das Vindimas. Ali, numa quinta madeirense, acontece a vindima, seguida de cortejo etnográfico que conta com a participação de um vasto número de grupos de folclore e etnografia.

Após o cortejo é recriada a pisa das uvas, de participação livre, num lagar tradicional tudo envolto num ambiente de festa onde não faltam a animação musical e a gastronomia regionais. 

VER PROGRAMAÇÃO

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip