Feira do Alvarinho de regresso a Monção

O certame decorre entre 30 de junho e 1 e 2 de julho.

alvarinho

Serão três dias de promoção do vinho Alvarinho, degustação gastronómica e animação popular.

A Feira do Alvarinho de Monção apresenta uma programação destinada a todos os públicos, complementada com provas de vinho, degustação gastronómica, conferências temáticas e animação musical, informa a organização.

No Campo da Feira, vai localizar-se uma tenda gigante com produtores de vinho Alvarinho (31) tasquinhas/ranchos (8), fumeiros/queijaria (5), tasquinhas (5), doçaria tradicional (4).

Ao todo, marcam presença na feira 112 expositores, acrescentando-se um posto de informação, um posto médico, um espaço infantil, instalações sanitárias, espaço lounge, Eprami.come e espaço “Vinho – Grandes Escolhas”, onde decorrerão as conferências e palestras a cargo de oradores e conhecedores desta casta aromática.

A edição deste ano disponibiliza, em parceria com a Confraria da Foda de Pias, uma área dedicada à degustação da gastronomia monçanense, Cordeiro à Moda de Monção, conhecido como Foda à Monção, com apresentação daquele prato típico da região.

A abertura oficial está marcada para as 11h00 com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luis Medeiros Vieira, abrindo espaço a três dias de promoção dos vinhos Alvarinho, gastronomia local e rentabilização económica dos expositores, comércio, hotelaria e restauração do concelho.

No último ano, no mesmo local, terão passado pelo recinto da feira 70 mil pessoas, originando um volume de negócio direto e indireto (cafetarias, restauração, hotelaria, comércio..) superior a meio milhão de euros.

Ao longo dos três dias, as tardes serão preenchidas com agrupamentos folclóricos do concelho.

A Feira do Alvarinho de Monção tem como finalidade «reforçar a sua condição de instrumento estratégico para a promoção e comercialização daquele produto singular produzido em Monção e Melgaço, enaltecendo as suas características vinícolas ímpares e diferenciadoras e promovendo o estabelecimento de parcerias comerciais. Assume-se ainda como uma espaço de divulgação da atividade empresarial e associativa da região e como uma “montra” para a dinamização do mundo rural através da apresentação, valorização e comercialização de produtos e artigos locais e regionais», salienta a organização.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip