FAO forma 220 técnicos agrícolas para enfrentar seca em Moçambique

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) iniciou esta semana uma ação de formação em Moçambique que vai preparar 220 técnicos agrícolas públicos para enfrentar os efeitos de seca.

mocambique

A iniciativa vai estender-se até o mês de julho, no centro e sul do país. Começa na província de Tete, seguindo-se as províncias de Maputo, Gaza, Manica e Sofala.

O objetivo da FAO é divulgar boas práticas no que respeita à conservação e multiplicação de sementes – essenciais para garantir a produção, mas que acabam por servir de alimento em muitas alturas de escassez.

Entre abril de 2016 e abril de 2017, enquanto vigorou um alerta vermelho decretado pelo Governo devido à seca, 1,5 milhões de pessoas caíram em situação de insegurança alimentar. Moçambique, juntamente com os seus parceiros internacionais, teve que mobilizar apoios para assistência humanitária.

Em abril, o Conselho de Ministros baixou o nível de alerta face às melhorias nas condições.

Moçambique tem sido ciclicamente atingido por secas e cheias, eventos atribuídos por alguns responsáveis às mudanças climáticas e que, no caso, têm sido potenciados pela fragilidade das infraestruturas.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip