European Bee Award 2020: Projetos ‘Let it Bee’ da NFGWS e ‘StopVespa’ da Universidade de Torino distinguidos

Com uma cerimónia de entrega de prémios online, organizada pelo MEP Franc Bogovič, a VII edição do European Bee Award reconheceu o trabalho e o empenho implementados através de ideias e práticas inovadoras para proteger as abelhas e polinizadores nas paisagens agrícolas europeias.

Apicultura

Durante anos, o European Bee Award tem promovido o bem-estar das abelhas e dos polinizadores, essencial para preservar e restaurar a biodiversidade em ambientes agrícolas na Europa.

O prêmio foi estabelecido pela European Landowners ’Organisation (ELO) e pela European Agricultural Machinery Industry Association (CEMA), em 2014, como uma forma de reconhecer projetos inovadores, eficientes e escaláveis ​​que protegem as abelhas e polinizadores na Europa.  

O prémio de práticas de gestão de terras foi arrecadado pelo projeto ‘Let it Bee’, da NFGWS. A Federação Nacional de Esquemas de Água do Grupo implementou um projeto abrangente para promover práticas agrícolas sustentáveis ​​que levam à melhoria da qualidade da água nas fontes, aumento da biodiversidade e aumento da consciência climática. O projeto inclui um programa piloto que fornece aos agricultores abelhas, colmeias, trajes, equipamentos necessários, treino e orientação, e os encoraja a atuar enquanto embaixadores da melhoria da biodiversidade. 

O prémio de aplicação de soluções tecnológicas inovadoras foi entregue ao projeto ‘StopVespa’ da Universidade de Torino. O projeto Life StopVespa desenvolveu uma tecnologia inovadora de radar harmónico para encontrar vespas voadores (Vespa velutina), uma espécie invasora que ameaça as abelhas e polinizadores selvagens da Europa. 

A ‘Copenhagen City Bee Association (Bybi)’ recebeu o prémio de menção honrosa por parte do júri pelo seu trabalho impressionante de promoção de apiários e produção de mel num ambiente urbano de colaboração.

O anfitrião da cerimónia e membro do Parlamento Europeu, Franc Bogovič, comentou: «O European Bee Award é um reconhecimento necessário a projetos muito valiosos que, ano após ano, demonstram que existe um compromisso partilhado para proteger os polinizadores na agricultura europeia. O prémio também age em consonância com o Dia Mundial da Abelha, adotado pelas Nações Unidas em 2017, que este ano já foi comemorado pelo terceiro ano consecutivo, embora de forma muito modesta. A proteção de abelhas e outros polinizadores e apoio a práticas amigáveis ​​aos polinizadores nunca esteve tão no topo da agenda política da UE».

Thierry de l'Escaille, Secretário-Geral da ELO e membro do júri destacou que «a proteção dos polinizadores anda de mãos dadas com a proteção do meio ambiente e do sistema alimentar. Com as mudanças climáticas no horizonte, não podemos ser passivos, devemos assumir o controlo assim que possível. Esta é uma responsabilidade inevitável que devemos defender e, ao fazê-lo, seremos recompensados».

Gilles Dryancour, presidente do Comitê Estratégico CEMA e membro do Júri do Bee Award, reconheceu que «o European Bee Award continua a ser uma ferramenta crucial para identificar e demonstrar bons projetos com o objetivo de proteger a saúde dos polinizadores europeus. Após a sua criação, em dezembro de 2013, Walter Haefeker (presidente da Associação Europeia de Apicultores Profissionais) e eu não sabíamos que estávamos a antecipar os Objetivos da Estratégia de Biodiversidade estabelecidos pela Comissão Europeia em maio deste ano, e o objetivo específico de travar e reverter o declínio de polinizadores. É um objetivo que os membros da CEMA compartilham plenamente, pois acreditamos firmemente que a agricultura sustentável é a única maneira de manter a UE forte e competitiva. Na nossa mente, não há dúvida de que as novas tecnologias de precisão que a nossa indústria coloca no mercado ajudarão a atingir essas metas desafiadoras».

O Dr. Michael Garratt, da Universidade de Reading, presidente do Júri do European Bee Award, que inclui também especialistas internacionais, membros de instituições europeias e ONGs, disse que «a pesquisa está a demonstrar cada vez mais a importância das abelhas e outros polinizadores, em termos de segurança alimentar e de produção, mas também para manter o funcionamento dos ecossistemas selvagens. No entanto, estes enfrentam muitas ameaças, incluindo mudanças climáticas, doenças e perda de habitat. Precisamos trabalhar para proteger estes importantes componentes de nossa biodiversidade, mitigar as ameaças que enfrentam e aumentar suas populações. O European Bee Award é uma iniciativa realmente importante, pois apoia e divulga projetos que buscam desenvolver ferramentas eficazes para proteger as abelhas e outros polinizadores, criando evidências primárias para melhor compreender esses sistemas. Eventos como este inspiram outros a trabalhar para proteger as abelhas e os polinizadores».

O evento contou ainda com a intervenção de Humberto Delgado Rosa, diretor de Capital Natural da DG Ambiente da Comissão Europeia. A Comissão está atualmente a rever os progressos na implementação da Iniciativa dos Polinizadores da UE, lançada há dois anos e meio, que permitiu a criação de processos essenciais para garantir que as medidas para inverter o declínio dramático dos insetos polinizadores na UE são mais eficazes.

«Reconhecemos e apreciamos o trabalho dos gestores de terras e outras partes interessadas que trabalham incansavelmente em todas as paisagens para torná-las hospitaleiras. Estamos ansiosos para discutir com estes como melhor apoiar o seu trabalho, com vista a expandir as melhores práticas», apontou Delgado Rosa, que também parabenizou todos os vencedores e todos os candidatos ao European Bee Award deste ano, agradecendo-os «de todo o coração» pelo seu trabalho.

Em 2020, o concurso European Bee Award recebeu 21 inscrições de 12 países diferentes. O evento online foi seguido por mais de 250 participantes, conectados para trocar ideias, celebrar o bem-estar dos polinizadores e apoiar práticas agrícolas amigas das abelhas.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip