Eurodeputados discutem produção biológica

biologica

A Comissão Agricultura do Parlamento Europeu tomou posição sobre a nova legislação da produção bio, tentando que esta seja encorajadora para um aumento de produção e que, ao mesmo tempo, evite todo o tipo de fraudes que vêm pôr em causa a confiança do consumidor.

Assim, no que diz respeito às exportações mistas, a Comagri concorda com a última posição da Comissão, que deixou cair a sua interdição, com a condição das actividades bio e convencionais serem totalmente diferenciadas e seguradas.

Os eurodeputados apoiam, também, a certificação do grupo para pequenos agricultores, de modo a facilitar a sua atividade.

No que respeita ao uso de pesticidas, os eurodeputados não querem uma proibição total do seu uso, mas um maior controlo da utilização dos que são autorizados.

Assim, quando são detetados resíduos superiores aos admissíveis, deve ser retirado o rótulo de bio a esse produto e só volta a ser dado quando o produtor provar que foi um caso isolado e que a produção está sob controlo.

Contrariamente ao que propõe a Comissão, os eurodeputados querem controlos anuais e feitos ao longo de toda a cadeia alimentar e não somente nos produtores.

Os Estados-membros devem garantir a durabilidade do produtor bio ao longo de toda a cadeia alimentar.

Por fim, foi apoiado a proposta da Comissão de controlo de todos os produtos bio e a obrigatoriedade destes responderem a todas as normas de produção europeias.

Fonte: Reuters/Agronegócios  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip