EuroDairy: a nova rede europeia para o progresso do setor do leite

O Centro de Investigadores de Mabegondo, na Corunha, recebe no próximo dia 2 de fevereiro a apresentação do projeto EuroDairy, uma nova rede internacional concebida para aumentar a sustentabilidade económica, social e ambiental da produção de leite na Europa.

leite

A apresentação, da responsabilidade de técnicos da Ingacal (Instituto Galego de Qualidade Alimentar), LIgal (Laboratório Interprofissional Galego de Análises do Leite) e AGACA (Associação Galega de Cooperativas Agroalimentares).

No projeto, que termina no início de 2019, participam 14 países, nomeadamente, Portugal, Reino Unido, Países Baixos, Suécia, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Eslovénia e Espanha, englobando 40% dos produtores de leite, 45% das vacas e 60% da produção europeia de leite.

A iniciativa é financiada pelo programa Horizonte 2020, da União Europeia e pretende estabelecer linhas de comunicação e cooperação entre produtores europeus de gado e leite.

O EuroDairy promove o emprego e difusão da inovação baseada na prática da produção de leite, focada em questões chave de sustentabilidade após o fim das quotas, como a resiliência socioeconómica, a eficiência dos recursos e a produção com objectivos de biodiversidade de forma a adaptar e desenvolver soluções a implementar através da rede.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip