EUA aumenta taxas de importação da manteiga da UE
O Governo dos Estados Unidos decidiu aumentar as taxas de importação da manteiga procedente da União Europeia (UE) e de outros países da Organização Mundial do Comércio (OMC).
De fora ficaram o Canadá; México; Jordânia; Singapura; Chile; Austrália; Marrocos; El Salvador; Honduras; Nicarágua, Guatemala; Republica Dominicana, Costa Rica; Peru; Bahrein; Omã; Coreia; Colômbia e o Panamá.
O motivo apresentado é que foram superados os níveis de importação que desencadeiam esta medida de segurança, estabelecido em 9,414, 976 quilos.
O aumento das taxas será aplicado de forma temporária, de 5 de Outubro a 31 de dezembro de 2015.
A cláusula de salvaguarda aplicada pelos EUA permite subir as taxas das importações fora da quota em 25%. O valor normal para importações exterior à quota é de 1,541 dólares por quilo.
As taxas adicionais aplicadas foram de 0,51 dólares por quilo para a manteiga e de 0,54 para o creme de leite, em consequência, a nova taxa é de 2,05 dólares por quilo.
Os preços da manteiga nos EUA são muito robustos como consequência de uma boa procura interna.
A UE exportou para este país 8,924.000 quilos entre janeiro e julho de 2015, ou seja, 95% do nível que desencadeia a medida de salvaguarda.
Desta forma, a o bloco pode ser um dos mais afetados pela mesma, que o Governo Obama decide aplicar num no momento em que decorrem as negociações para um acordo comercial entre os EUA e a UE.
Fonte: Agrodigital