Estufas góticas maior estanquidade e máxima ventilação

Por: Emanuel Moreda / Fotos: Bernardo Madeira


 

A progressiva descoberta científica, impulsionada pela exigência global de maior e melhor produção alimentar, fez evoluir os métodos de produção. Todavia, e neste particular – como a ciência não domina a natureza, nomeadamente o clima, que é um dos mais importantes agentes que influencia, quantitativa e qualitativamente todas as produções – obrigou o engenho humano a desenvolver técnicas que propiciam níveis satisfatórios para os resultados pretendidos.

É costume dizer-se que a agricultura é uma indústria sem tecto. Portanto, há que o dar! Surgem, neste contexto, as estufas, estruturas que têm como objectivo a acumulação de calor no seu interior mantendo, assim, níveis de temperatura e humidade favoráveis, auxiliando, ainda, na protecção mais eficiente de outros factores condicionantes, tais como ventos, chuvas, geadas e raios solares, contribuindo, também, para o maior controlo contra pragas e doenças. Entre os vários tipos e modelos de estufas disponíveis no nosso mercado destacam-se as, ainda, raras estufas góticas que têm como característica possuírem o tecto em ângulo em que a abertura zenital é total.

A geometria desta estufa permite evitar a queda de condensação sobre as plantas no Inverno, como ilustra a Fig. 1. Além disso, o modelo gótico distingue-se, ainda, por disponibilizar ventilação e estanquidade vantajosas com redução das perdas de energia e simultaneamente um arejamento/arrefecimento mais rápido quando necessário, permitindo, assim um maior controlo sobre as temperaturas do seu interior, tanto no Verão como no Inverno. Este modelo de estufas prima, também, por possuir grande capacidade de suporte a vários tipos de culturas exigentes. Sob o ponto de vista estrutural, este tipo de estufa é bastante resistente embora a forma como são construídas e o material usado na construção dependa directamente do construtor ou fabricante – sem deixar de ter em conta a verba que o comprador pretende disponibilizar. Para assegurar esta valência, a sua base assentará em postes e colunas alicerçados por sapatas de betão chumbadas no solo e todos os tubos metálicos, bem como os parafusos e porcas que os agregam devem ser em aço galvanizado, sendo importante conhecer a micragem da galvanização e obter a devida garantia do fabricante. Esta estrutura está, também, munida de caleiras, postas de forma a permitir um escoamento eficiente das águas resultantes da pluviosidade.

  

Figura 1. Vantagem do modelo Gótico sobre o modelo Convencional no que respeita à Condensação

 

O revestimento da cobertura e fachadas é assegurado por plástico térmico, podendo ser o da cobertura simples ou duplo com insuflador. Quanto à ventilação, característica chave deste modelo como referido anteriormente, poder-se-á ter à disposição várias aberturas por toda a estrutura, entre as quais janelas – laterais e de topo –, portas em ambas as extremidades e ainda aberturas superiores, incluindo a abertura zenital, opcionalmente equipadas com um motor que efectue e controle as mesmas. Convém salientar que os fabricantes põem, ainda, à disposição do agricultor extras opcionais, também utilizados noutros modelos de estufas, como são exemplo os sensores de temperatura e humidade, de direcção de vento, motorredutores para as aberturas superiores e até mesmo variados sistemas de rega, adaptados ao cultivo pretendido, a fim de proporcionar ao agricultor uma maior ergonomia, perfeição e celeridade na sua actividade.

  

 

 

Quanto às medidas desta estufa o mercado oferece várias medidas de largura, comprimento, pé direito e altura totais, standard. Salvaguardando que todas estas dimensões poderão ser alteradas de forma a acondicionar a estufa nos mais particulares espaços, resolvendo tal constrangimento, mas onerados com custos adicionais.

Comparativamente com outros modelos de estufa mais solicitados no mercado nacional estes têm, em termos percentuais, um custo superior de aproximadamente 20%.

De facto, em relação, por exemplo, a uma convencional estufa de laterais rectas, o modelo gótico tem um custo superior que varia entre 1,5 a 2,5€ por m2. Diz-nos o mercado da oferta e da procura que este modelo de estufa está em franca expansão, ganhando cada vez maior presença na vida agrícola. Tendo em consideração as vantagens que este modelo oferece, sob inúmeros pontos de vista, será sem dúvida, uma opção a ter em conta em futuros projectos. Caberá ao agricultor decidir pelo que optar de forma a rentabilizar a sua produção. ¦

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip