Estudo analisa aplicação do FEADER 2014-2020 em Portugal

fi-compass, plataforma de serviços de consultoria sobre instrumentos financeiros no âmbito dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), publicou um estudo encomendado pela Comissão Europeia sobre o FEADER em Portugal.

Este instrumento financeiro é apoiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2014-2020 e visa financiar investimentos no setor agrícola, bem como para produção, comercialização e/ou desenvolvimento de produtos agrícolas. O benefício da garantia é transferido para as empresas na forma de taxas de juros reduzidas, menores exigências de garantias, prazos mais longos e/ou períodos de carência mais longos.

De acordo com o estudo, a 30 de junho de 2021, um total de cem empréstimos haviam sido atribuídos aos beneficiários finais, ascendendo a 35 milhões de euros. Dos contratos de empréstimo concedidos, 79% dos destinatários finais são microempresas, 13% são pequenas empresas, 6% são médias empresas, enquanto 2% a empresas de médias capitalização. O valor médio do empréstimo atribuído é de aproximadamente 350 mil euros.

Em setembro de 2021, havia uma reserva estimada de 400 operações adicionais.

Consulte o estudo aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip