Espanha estima redução de cultura da batata em 2015

O Comité de batata da Federação Espanhola de Associações de Produtores Exportadores de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas (FEPEX) reunido esta semana em Madrid, analisou as previsões de culturas de batata para a campanha de 2015, prevendo uma redução média de 20% da superfície cultivada no conjunto das regiões produtoras no país vizinho.

Na reunião ficou acordado realizar uma campanha de promoção do consumo no mercado nacional, que contribua para recuperar o setor.

Tendo como referência uma superfície total de 75.774 hectares em 2014, a área de cultivo para esta campanha situa-se em torno dos 60 mil hectares (ha), prevendo-se uma redução da superfície em todas as comunidades autónomas, cm variações significativas.

Esta superfície estabelece um mínimo histórico, que os membros do Comité da Batata da FEPEX consideram extremamente preocupante, observando-se, para além disso, que os produtores que abandonam a produção de batata numa campanha não retomam, sem que este abandono seja compensado por uma maior dimensão das explorações que permanecem.

As associações que formam o Comité acordaram realizar de forma imediata uma campanha de promoção do consumo de batata, medida que pode vir a contribuir significativamente para recuperar o setor.

A campanha será financiada na íntegra por fundos fornecidos voluntariamente pelo setor e apresentada ao Fórum Espanhol da Batata na próxima reunião, prevista para o mês de abril.

O consumo de batata em Espanha recuou cerca de 2,6% em 2014, totalizando perto de 1.028.000 toneladas.

A importação espanhola de batata em 2014 ascendeu as 623.506 toneladas, menos cerca de 6,7% que em 2013 e o valor situou-se em 152,1 milhões de euros.

No mês de janeiro de 2014, o total de importação foi 76.087 toneladas, por um valor de 13 milhões de euros, verificando-se um retrocesso de quatro por cento em volume e de 42 por cento em valor.

Fonte: Agrodigital

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip