Espanha está no top 10 dos países com maior quota do mercado biológico

O "Relatório Anual 2024. Consumo e Produção Biológica" demonstrou, por mais um ano, a tendência de crescimento da produção biológica, tanto em termos de consumo como de produção.

2023 foi um bom ano para o mercado biológico espanhol, que atingiu 3.000 milhões de euros. Neste sentido, vale a pena destacar que a Andaluzia e a Catalunha são as comunidades autónomas espanholas que se destacam em termos de consumo orgânico.

A nível mundial, os Estados Unidos são os líderes com 58.566 milhões, seguidos pela Alemanha (15.310 milhões). Recorde-se que os países europeus lideram as despesas per capita a nível mundial, com a Suíça em primeiro lugar (437 euros), seguida da Dinamarca (365 euros) e da Áustria (274 euros). Em Espanha, as despesas ascendem a 64 euros por habitante e por ano.

No cabaz de compras biológico, o preço médio dos produtos animais atingiu 7,82 euros e o dos produtos vegetais 2,60 euros. Os alimentos biológicos são mais estáveis face à inflação do que os alimentos convencionais, uma vez que o preço dos alimentos convencionais aumentou 23% mais do que o dos alimentos biológicos.

Um facto interessante é que os espanhóis preferem as grandes superfícies comerciais para os produtos biológicos (50%), em comparação com as lojas especializadas (34%) e outros canais (16%).

A SAU biológica atinge 11% em Espanha

Em termos de superfície, a produção espanhola cresceu mais de 60% na última década. A Europa conta com 18.450.355 hectares, ou seja, 19% da sua superfície. Só a Oceânia está à frente, com 55%.

A Espanha tem agora 2 675 331 hectares, com a Andaluzia (50%), Castela-La Mancha (16%) e Catalunha (9%) a manterem as suas posições de liderança a nível nacional. 

Em termos de superfície agrícola útil, a Espanha atingiu 11%.

Em termos de culturas em Espanha, 29% dos frutos secos em Espanha são biológicos, ou 16% das vinhas ou 10% dos olivais. A superfície de frutos secos atinge 290 086 hectares, seguida dos olivais (262 379 ha.) e dos cereais (242 721 ha.).

No que diz respeito às atividades industriais, que cresceram 23% nos últimos cinco anos, existem 10 959 empresas em Espanha. Oitenta e cinco por cento destas empresas dedicam-se à produção vegetal e 15 por cento à produção animal.

Álvaro Barrera, presidente da Ecovalia, explicou que "o setor biológico continua na senda do crescimento apesar dos tempos complicados. A promoção do consumo é a chave para continuar a desenvolver a produção biológica em Espanha, temos de trabalhar para aumentar o consumo per capita dos espanhóis e trabalhar para que os consumidores reconheçam o selo biológico, a folha verde, como o paradigma da sustentabilidade alimentar, apoiado por um sistema oficial".

A campanha "O futuro está na sua mesa com a folha verde", desenvolvida pela Ecovalia, em Espanha, e pela Agrobio, em Portugal, é financiada pela Agência de Execução para a Investigação da União Europeia e faz parte das campanhas "Enjoy, it's from Europe", que dão visibilidade aos produtos agroalimentares europeus.

Consulte o relatório anual aqui

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip