Espanha: controlos de qualidade alimentar e defesa contra fraudes aumentam 6%

A ministra da Agricultura, Alimentação e Ambiente de Espanha apresentou aos Diretores das Comunidade Autónomas a Programação de Inspeções 2016 do Programa de controlo de Qualidade Alimentar.

qualidade

Isabel García Tejerina apresentou o mesmo no quadro da Conferência Setorial de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Trata-se da programação que cada ano realizam as autoridades competentes do controlo oficial de qualidade alimentar e defesa contra as fraudes, para estabelecer as suas inspeções face ao ano que começa.

Inclui objetivos, âmbito de aplicação, critérios usados para a sua elaboração e número de inspeções programadas em cada matéria do programa, que está compreendido no Plano Nacional de Controlo Oficial da cadeia Alimentar 2016-2020.

Para o ano de 2016 foram programados 5.884 controles em Espanha, o que supõe um aumento anual de 6% se comparado com os dados de 2015 devido, principalmente, à crescente importância da defesa da qualidade e controlo de fraude alimentar a todos os níveis.

Por setores destacam aqueles cujas produções têm maior relevância no país, como os vinhos, derivados de carne, óleos vegetais comestíveis e laticínios.

Seguindo as recomendações da Comissão Europeia, os Estados-membros estão mais comprometidos, se possível, com a segurança da qualidade das produções.

Para isso, deve-se reforçar os controlos desta qualidade alimentar, tão necessária para manter o reconhecimento dos produtos espanhóis nos mercados internacionais.

Fonte: Agrodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip