Espanha: contentor reduz desperdício no transporte de frutas e legumes

frutas e legumes

Investigadores do Centro Tecnológico Aitiip, Saragoça, Espanha, desenvolveu um contentor inteligente para o transporte de frutas e legumes, no âmbito do projeto europeu Freshbox, que tem como objetivo reduzir o desperdício durante o transporte.

Em coordenação com o Parque de Ciência e Tecnologia de Aula Dei, o projeto tem como objetivo tornar o transporte rodoviário de hortofrutícolas mais sustentável, através da preservação da qualidade dos produtos e da redução da quantidade de desperdício gerado neste processo.

De acordo com um relatório da FAO, o desperdício ocorre durante vários estágios (colheita, seleção, transporte, venda e consumo), com 54% do desperdício total a ocorrer nas primeiras fases.

O Centro Tecnológico contribuiu para este projeto ao desenhar um novo contentor com uma permeabilidade mais eficiente, graças ao design e à redução otimizada da taxa de respiração dos frutos.

Todos os frutos e legumes respiram, estando ainda na planta ou tendo sido colhidas. Respiram oxigénio e em troca exalam CO2 e vapor de água.

A velocidade desta respiração varia dependendo do produto e também de fatores externos como a temperatura ou atmosfera que o rodeia.

A chave para manter frescos estes produtos consiste em reduzir a taxa ou velocidade de respiração sem danificar a qualidade do produto (o seu sabor, textura e aparência).

No projeto Freshbox, os investigadores modificaram a atmosfera interna do contentor graças a umas membranas que controlam os fluxos de ar que entram e saiem do contentor, tendo em conta a respiração e as condições mais favoráveis para manter e, inclusivamente, melhorar, a qualidade dos produtos.

O contentor inclui também substâncias ativas e sensores que ajudar a prolongar o tempo de pós-colheita dos frutos e legumes.

Este projeto encontra-se numa fase experimental, estando agora em fase de monitorização dos protótipos desenvolvidos. Para isso, a Aitiip está a validar a eficiência do contentor com vários hortofrutícolas, como a uva, e os resultados têm sido positivos. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip