Em Lisboa vai nascer uma quinta onde domina a agricultura biológica

A Quinta das Carmelitas, em Carnide, Lisboa, abre ao público esta quinta-feira, 23 de junho, às 10h00.

biologico

Aqui está a nascer um projeto de agricultura social e biológica, em meio urbano, que vai gerar postos de trabalho e formação para cidadãos com incapacidades ou em risco de exclusão social.

A recuperação da Quinta das Carmelitas é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Cerci de Lisboa, a Cerci de Cascais e o Instituto da Segurança Social, resultante de um projeto do Orçamento Participativo de 2014.

No âmbito do protocolo assinado entre estas entidades, a quinta foi sujeita a várias intervenções destinadas à revitalização de toda uma área com cerca de seis hectares que, entre outros espaços, conta agora com um grande parque hortícola e um caminho misto para peões e bicicletas.

Foi ainda recuperado o sistema de rega e procedeu-se à demolição de equipamentos existentes obsoletos.

O resultado é um espaço verde «versátil onde o Município de Lisboa e os diferentes parceiros dinamizarão atividades ligadas à agricultura urbana direcionadas para o desenvolvimento de capacidades técnicas, para a interação com populações locais e para a sensibilização ambiental», salienta a Câmara de Lisboa. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip