EFSA adiciona 37 novas espécies de plantas à lista de hospedeiros da Xylella fastidiosa

Trinta e sete novas espécies vegetais foram identificadas como hospedeiras da Xylella fastidiosa. A maioria foi naturalmente (não artificialmente) infetada e foi encontrada em países da União Europeia, como Portugal, França, Itália e Espanha, e em países fora da UE, como os EUA e Irão.

Xylella fastidiosa

Os novos hospedeiros incluem plantas ornamentais, selvagens e comerciais comuns, como é o caso das espécies Erigeron sp., Helichrysum stoechas, Pistacia vera e Diospyros kaki.

Os novos hospedeiros identificados estão incluídos na atualização mais recente do banco de dados de plantas da EFSA. A lista inclui agora 595 espécies de plantas. Em 343 das espécies, a infecção foi identificada a partir de, pelo menos, dois métodos de deteção em condições naturais ou experimentais.

A atualização foi concluída na sequência de uma pesquisa abrangente da literatura científica mais recente, das notificações ao Europhyt - serviço de intercepção de fitossanidade da UE - e do resultado das próprias atividades de exploração de horizonte da EFSA.

Alguns dados existentes sobre as estirpes de Xylella fastidiosa e coordenadas geográficas foram atualizados ou modificados, isto para aumentar a precisão e consistência do banco de dados. Este tem vindo a fornecer evidências essenciais para cientistas e avaliadores de risco, apoiando os gestores de risco na execução de vigilância e outras medidas fitossanitárias, como inspeções de plantas. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip