EDIA lança debate sobre independência energética na agricultura

A independência energética no setor agrícola vai ser o tema para uma sessão de apresentação de soluções aplicadas à agricultura, seguida de debate, no próximo dia 28 de junho, pelas 10h00, no auditório da EDIA, em Beja.

Durante este evento, com o final marcado para as 13h00, irão ser abordadas as soluções elétricas já hoje disponíveis no mercado para a bombagem solar; o transporte pesado elétrico; a utilização de tratores elétricos, pulverizadores, monda elétrica e outros recursos associados à atividade agrícola, entre os quais os adubos produzidos na própria exploração com recurso a energia solar.

A abrir os trabalhos a EDIA apresentará a sua visão para a independência energética do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.

A EDIA está empenhada em partilhar soluções e conhecimentos junto dos seus clientes, abrindo caminho à sustentabilidade do Projeto de Alqueva e reforçando o objetivo associado à diminuição da pegada ecológica da atividade do setor primário.

“A eletrificação é uma das migrações que terão necessariamente de ocorrer, substituindo todos os processos que dependem de combustíveis fósseis. Mas em paralelo temos de pensar na origem da eletricidade que as vai alimentar. A produção agrícola só será verdadeiramente sustentável quando conseguir produzir localmente a totalidade das suas necessidades energéticas com recursos a fontes renováveis”, refere a propósito o Presidente da EDIA, José Pedro Salema.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e limitadas à capacidade do auditório.

Inscrições em: eventos@edia.pt

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip