DS Smith alinha as suas operações globais para limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5°C

A DS Smith anunciou o seu ambicioso compromisso para cumprir a meta estabelecida pelo Acordo de Paris. A empresa compromete-se a reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa em 46%, até 2030. Para isso, a DS Smith investirá regularmente nas suas operações durante os próximos 28 anos.

A DS Smith, empresa líder em packaging sustentável, anunciou o compromisso ambicioso de alinhar todas as suas operações globais para limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5°C, em relação à temperatura anterior à Revolução Industrial, uma meta estabelecida pelo Acordo de Paris. O plano para 1,5°C foi submetido a verificação através dos Science Based Targets (SBTi).

Para isso, a empresa está a acelerar a redução das emissões de carbono nas suas operações e nas dos seus parceiros e fornecedores. Nesse sentido, compromete-se a reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa de Scope 1, 2 e 3 em 46%, em termos absolutos, até 2030, em comparação com os níveis de 2019. Estes objetivos farão com que a DS Smith, membro daRace to Zero, da ONU, se mantenha em linha com o seu compromisso anterior de atingir as zero emissões líquidas (Net Zero) até 2050.

Ignacio Montfort, Managing Director da DS Smith Ibéria, referiu: “Este anúncio demonstra a nossa ambição de reduzir as emissões de carbono como parte dos nossos objetivos de sustentabilidade a longo prazo. Este compromisso não só garante que a empresa lidera o caminho, reduzindo a nossa pegada de carbono, mas também que os nossos fornecedores e parceiros fazem o mesmo”.

“A nossa empresa tem planos de crescimento muito ambiciosos para os próximos anos, à medida que lideramos a transição para uma economia circular. Estes compromissos são uma parte fundamental da nossa estratégia de sustentabilidade Now and Next, que nos ajudará a criar um impacto positivo para as pessoas e para o planeta, agora e no futuro”, acrescentou Montfort.

Para cumprir este compromisso, a DS Smith investirá regularmente nas suas operações durante os próximos 28 anos. Esses investimentos visam a adoção de soluções de engenharia de última geração, como a tecnologia de aquecedores de biometano. a empresa também irá utilizar fontes de energia renováveis, como a eólica e solar, e acordos de compra de energia para substituir a eletricidade da rede.

A DS Smith também irá incentivar todos os seus fornecedores estratégicos a adotarem os SBTi até 2027. Esta ação dá resposta aos stakeholders, que procuram trabalhar com empresas com objetivos comuns e comprometidas com os SBTi, as zero emissões líquidas e a economia circular. Como parte desta abordagem, a DS Smith trabalha em estreita colaboração com parceiros, fornecedores, clientes e decisores para, em conjunto, travar as alterações climáticas através da economia circular, em linha com os objetivos ambiciosos da empresa.

O apoio a estes compromissos integra um plano de transição para as zero emissões líquidas, que estabelecerá ações e marcos estratégicos para atingir esse objetivo. O plano, que será publicado este verão, está alinhado com a estratégia de crescimento do Grupo e resume as iniciativas que serão levadas a cabo, dando prioridade às principais fontes de emissão de gases com efeito de estufa.

Andrew Morler, CEO da Fundação Ellen MacArthur, afirmou: "O relatório da Fundação intitulado Completing the picture: How the circular economy tackles climate change demonstra que, embora a transição para as energias renováveis seja fundamental para travar as alterações climáticas, quase metade das emissões de gases com efeito de estufa são provenientes da forma como produzimos e utilizamos os produtos e bens. Precisamos de uma economia circular, uma economia desenvolvida para eliminar resíduos, colocar em circulação os produtos e materiais e regenerar a natureza, para combater essas emissões e alcançar os objetivos estabelecidos no Acordo de Paris. O anúncio de hoje demonstra que o nosso parceiro estratégico, a DS Smith, está comprometido com medidas ambiciosas, tanto em termos de energias renováveis, como de economia circular”.

Wouter van Tol, Head of Government, Community Affairs & Sustainability da DS Smith, destacou: “Depois da COP26, nunca houve um momento mais importante para as empresas demostrarem como estão a apoiar a luta contra o aquecimento global. A DS Smith encontra-se numa posição privilegiada para ajudar os seus clientes através das suas soluções circulares. O anúncio de hoje permite-nos criar um impacto ainda maior”.

Conquistas da DS Smith na redução das emissões de carbono até o momento:

  • A DS Smith obteve uma redução de 23% nas emissões de CO2 por tonelada de produção, entre 2015 e 2020.

  • Em junho de 2021, a empresa anunciou o seu compromisso com os SBTi para 2030 e para alcançar as zero emissões líquidas (Net Zero) até 2050, além de aderir à iniciativa Race to Zero, da ONU.

  • Em dezembro de 2021, a DS Smith anunciou também uma melhoria em todas as suas classificações prioritárias ESG, incluindo a classificação “A” no guia CDP sobre alterações climáticas.

Sobre a DS Smith

A DS Smith é um fornecedor líder global de packaging sustentável à base de fibra de papel, com operações de reciclagem e produção de papel. Desempenha um papel-chave na cadeia de fornecimento de vários setores, incluindo os de e-commerce, Grande Consumo e industrial.

Através do seu propósito de ‘Redefinir o packaging para um mundo em constante mudança’ e da sua estratégia de sustentabilidade Now and Next, a DS Smith tem o compromisso de liderar a transição para a economia circular, oferecendo ao mesmo tempo mais soluções circulares aos seus clientes e à sociedade em geral, substituindo os plásticos problemáticos, reduzindo a pegada de carbono nas cadeias de fornecimento e fornecendo soluções de reciclagem inovadoras.

O seu modelo personalizado Box-to-Box in 14 days, as suas capacidades de design e a sua estratégia de inovação estão no centro da sua atuação.

Com sede em Londres e membro do índice FTSE 100, a DS Smith opera em 34 países, emprega cerca de 30.000 pessoas e é um parceiro estratégico da Fundação Ellen MacArthur. A sua história remonta ao negócio de fabrico de caixas de cartão, iniciado na década de 40, pela família Smith.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip