Dia Mundial do Inseto Comestível a 27 de outubro

"Alimentação do Futuro? Sustainable Protein" cria solução nutritiva e sustentável com insetos. Uma farinha alimentar obtida a partir de insetos é a solução proposta pelo projeto Sustainable Protein.

inseto

Esta é uma solução nutritiva e sustentável do ponto de vista ambiental, estando em linha com as recomendações da FAO (ONU).

O projeto, desenvolvido pela startup Nutrix, estará em destaque na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril que abre portas ao público para assinalar no próximo dia 27 de outubro, Dia Mundial do Inseto Comestível.

Promovido pela Portugal Insect, associação da qual a Nutrix é co-fundadora, este é um encontro que, entre provas de degustação, irá colocar em debate a introdução desta solução nutritiva e sustentável na alimentação humana.

A farinha de qualidade alimentar proposta pelo Sustainable Protein, para incorporação em produtos de consumo humano, tem como base os grilos.

Estes insetos são considerados animais de baixo risco, no que diz respeito à transmissão de doenças de animais para humanos, e serão produzidos especificamente para o efeito.

A sua produção provoca um menor impacto ao nível do consumo de água, utilização de solo arável e emissões para a atmosfera, quando comparada com a produção de outras proteínas animais, como a carne.

«A forma como atualmente produzimos proteína animal é insustentável do ponto de vista ambiental, se tivermos em conta o crescimento previsto para a população mundial. Adicionalmente, há cada vez uma maior preocupação dos consumidores com os vários impactos que os seus alimentos têm. Introduzir os insetos na alimentação é uma solução positiva e uma boa oportunidade, na medida em que Portugal dispõe de condições climatéricas muito favoráveis a esta produção, beneficiando ainda de uma excelente credibilidade em matéria de segurança alimentar», refere José Gonçalves, líder do projeto e fundador da startup Nutrix.

Em 2050, o mundo terá 9 mil milhões de pessoas. A produção alimentar quase terá de duplicar, segundo um relatório publicado pela FAO (ONU) em 2013.

Neste sentido, a própria FAO sugere que os insetos comestíveis representam uma oportunidade significativa do ponto de vista de uma solução alimentar acessível e ambientalmente sustentável.

O projeto Sustainable Protein foi o vencedor do Prémio IEFP da edição anterior do Arrisca C, um programa de empreendedorismo e inovação ao nível nacional.

A assinalar este ano a sua 10ª edição, o Concurso de Ideias e Planos de Negócio - Arrisca C recebe, até dia 4 de novembro, candidaturas para aquele que é um dos mais ambiciosos programas na área do empreendedorismo e inovação nacional.

Com categorias dirigidas a jovens estudantes do Ensino Secundário e Técnico-Profissional, e a jovens do Ensino Superior ou recém-diplomados há menos de cinco anos, provenientes de qualquer instituição de Ensino Superior do País, este concurso já apoiou a criação de mais de 25 empresas.

Uma iniciativa da Universidade de Coimbra e de vários parceiros que no total vai atribuir cerca de 150 mil euros em prémios, que incluem desde valores monetários até à incubação gratuita de empresas, apoio na elaboração e consolidação de planos de negócio, apoio na realização de protótipos e no desenvolvimento de imagem e branding corporativo, passando pelo apoio contabilístico, ou o apoio na elaboração de candidaturas a financiamentos europeus e à internacionalização, entre outros.

Dividido em duas categorias, o concurso Arrisca C visa premiar, por um lado, as melhores Ideias de Negócio ainda em fase de conceção e sem plano de negócio desenvolvido, por outro, os melhores Planos de Negócio que apresentem projeto para a constituição de uma empresa.

Com vista a potenciar e apoiar as políticas de apoio e formação ao empreendedorismo jovem, é na categoria das melhores Ideias de Negócio que o Arrisca C lança ainda o Prémio Ensino Secundário, dirigido a jovens estudantes do Ensino Secundário e Técnico-Profissional.

Com a experiência e o sucesso das edições anteriores, o Arrisca C tem-se revelado um projeto ambicioso. Ao fim de 10 anos, com cerca de 820.000€ em prémios distribuídos, mais de 700 projetos candidatos, envolvendo mais de 2.000 promotores e mais de 25 empresas criadas, esta iniciativa aumentou a fasquia e transformou esta última edição num marco na propagação de ideias e projetos inovadores.

Mais informações em www.arrisca-c.pt.  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip