DGAV disponibiliza aplicação de apoio à gestão da sanidade apícola nacional

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) disponibiliza em ambiente web, a partir de dia 8 de agosto, a aplicação de apoio à gestão da sanidade apícola nacional SICOA – Sistema Informático de Controlo Oficial de Apiários que foi financiada pela Agência para a Modernização Administrativa, IP.

Esta aplicação procura simplificar os processos relacionados com as várias atividades de controlo das doenças das abelhas nos apiários e vem permitir a interoperabilidade com os sistemas de informação já desenvolvidos e utilizados, agilizando a tomada de decisão e monitorização e controlo de doenças das abelhas, por parte da DGAV e dos intervenientes na Fileira.

Toda a gestão da informação sanitária apícola passa a ser efetuada em ambiente web, através de registo online e de consulta imediatamente disponível, permitindo uma gestão eficaz e célere dos dados para a produção de informação relevante.

O SICOA, constitui uma ferramenta que será utilizada pela DGAV, pelas entidades gestoras de zonas controladas, pelas organizações de apicultores e por outros utilizadores autorizados pela DGAV, onde estarão previstas as seguintes funcionalidades:

  • Registo de ações sanitárias em apiários, em interoperabilidade com o SNIRA-iDigital:
  • colheita de material para análises laboratoriais a abelhas e favos de criação;
  • aplicação de medicamentos;
  • Registo de análises laboratoriais;
  • Registo de destruição oficial de apiários;
  • Produção de dados estatísticos, e
  • Produção de relatórios, incluindo a distribuição geográfica de apiários e doenças de abelhas e a possibilidade de avaliação de risco geográfico.

Conheça a nova plataforma através do vídeo e aceda a esta ferramenta inovadora através do endereço https://sicoa.dgav.pt ou da página no portal da DGAV.

Fonte: DGAV

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip