DGADR lança o “Guia do Património Rural”

Trata-se de um trabalho de compilação e organização da informação relativa aos conceitos e procedimentos de base ligados ao Património Rural, que se encontram dispersos por diversos domínios de conhecimento e por várias fontes de informação.

património

Produzido pela Divisão de Diversificação da Atividade Agrícola, Formação e Associativismo, esta publicação resulta da necessidade de atualização e aperfeiçoamento do Guia de Observação do Património Rural elaborado pela mesma unidade orgânica em 2009.

Apresentado em linguagem simples e pedagógica, este Guia destina-se não só ao público em geral e aos jovens em idade escolar, mas sobretudo aos agentes de desenvolvimento rural, dando-lhes a conhecer algumas ferramentas de intervenção e levando-lhes a mensagem de que o Património, nomeadamente o rural, para além de fator identitário e de pertença das comunidades, deve ser corretamente observado, fruído, preservado, e sobretudo valorizado e assumido como fator de desenvolvimento dos territórios.

Merecem destaque, pela sua importância prática, os meios disponíveis para a pesquisa dos diferentes tipos de património, bem como o instrumento (Plataforma Matriz PCI), através do qual, qualquer indivíduo ou organização pode propor à tutela (DGPC) o registo de saberes, tradições ou manifestações patrimoniais imateriais da sua zona no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. De notar ainda que este registo contribui para a valorização do território, para além de ser indispensável para uma eventual candidatura à UNESCO em matéria de Património Imaterial da Humanidade.

O documento está disponível para consulta e download AQUI

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip