Cultivar organiza webinar sobre os desafios do sistema alimentar em contexto europeu

Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, e José Carlos Caldeira, administrador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, são os convidados do próximo webinar do CULTIVAR.

CULTIVAR webinar

“Cultivar o futuro: Os desafios do sistema alimentar em contexto europeu” é o tema do próximo webinar organizado pelo projeto CULTIVAR, que se realiza no dia 4 de setembro, pelas 17 horas, via YouTube. A iniciativa insere-se no ciclo de webinars temáticos “Cultivar Diálogos, Construir Caminhos” e pretende abordar a transformação em curso da agricultura e o papel impulsionador da Europa e dos financiamentos comunitários. Conta com a participação de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, e José Carlos Caldeira, Administrador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). A participação é gratuita.

 De acordo com Helena Freitas, professora universitária e coordenadora do CULTIVAR, “o modelo agrícola dominante na Europa e em Portugal é em larga medida dominado pela agricultura dita convencional, apoiada em parte em soluções de base química e numa má gestão dos solos, da biodiversidade e da água. Mas são cada vez mais evidentes os limites deste modelo, que são insustentáveis do ponto de vista económico, ecológico e ambiental”.

A especialista na área da Biodiversidade e Ecologia alerta que «os sistemas agrícolas dominantes acumulam uma excessiva carga ambiental em nutrientes e pesticidas, sendo uma parte associada à pecuária. Na Europa, mais de metade dos solos agrícolas são para produzir alimento para animais e a pecuária compete por solos aráveis escassos e de alta qualidade em todo o mundo». E acrescenta que «não será possível aumentar a produção de alimentos e rações sem comprometer as metas de desenvolvimento sustentável da ONU, pelo que a produção animal terá necessariamente que ser muito fortemente reduzida».

Por outro lado, «serão necessários novos desenvolvimentos tecnológicos de forma a que as máquinas e outras tecnologias de uso do solo permitam projetar novos sistemas de produção agrícola que sejam eficientes em recursos, resilientes e ecologicamente apropriados».

Helena Freitas não tem dúvida de que «os sistemas agroflorestais e os sistemas de produção urbana (horticultura urbana, agricultura e silvicultura) vão evidentemente adquirir maior relevância no futuro». Mas será que a estratégia europeia e o próximo quadro financeiro apoiam esta transformação? Em que medida? A agricultura nacional está preparada para este desafio? E as estruturas de ensino e I&D estão igualmente preparadas? O que se pode fazer mais? E a agenda digital terá este setor como prioritário? E o desenvolvimento tecnológico pode ajudar? O próximo webinar do CULTIVAR pretende lançar a discussão em torno destas questões.

O projeto CULTIVAR tem como missão responder aos desafios que as fileiras do setor agroalimentar da Região Centro enfrentam, nomeadamente caracterizar, conservar e valorizar os recursos genéticos endógenos regionais em zonas de baixa densidade, através de uma estratégia de desenvolvimento territorial, promovendo e consolidando a colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior e o cluster Agroalimentar. É cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Este ciclo de webinars conta com o apoio do Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet da Universidade de Coimbra.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip