Criadores de porco alentejano visitaram cooperativa em Espanha

A aposta na fileira do porco alentejano tem sido uma realidade fundamental para a economia local e para a afirmação de Ourique como Capital do Porco Alentejano.

porco

No quadro de consolidação desta opção estratégica, o Município e a ACPA-Associação de Criadores do Porco Alentejano têm trabalhado para consolidar a estratégia, ampliar a fileira e lançar sementes para um futuro melhor, mais sólido e com novas oportunidades para o setor e para o mundo rural.

A criação da PACOOP-Cooperativa do Porco Alentejano, com sede em Ourique, será mais um importante pilar no esforço de dinamização e de mobilização do mundo rural.

A 25 de outubro, o Presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, e um grupo de agricultores Ouriquenses e Baixo Alentejanos deslocaram-se a Pozoblanco, Córdoba, Espanha, para contactar com o funcionamento de uma cooperativa de criadores, que contribui para a valorização económica da fileira do porco naquele território espanhol.

A visita à Cooperativa COVAP comprovou como uma pequena comunidade conseguiu transformar o seu trabalho numa economia agrícola pujante, através do papel impulsionador de uma cooperativa que gera anualmente 400 milhões de euros e emprega diretamente 700 pessoas.

Com 58 anos de funcionamento e instalações tecnológicas de ponta que permitem a alimentação, a transformação e a venda de toda a produção dos associados, com uma escala possibilitada pela união entre os criadores, a COVAP é uma inspiração para as possibilidades de valorização do trabalho dos empresários locais da região e para a criação de novas oportunidades.

A participação do Município na visita simboliza o compromisso institucional com uma iniciativa de valorização desta expressão do mundo rural de Ourique e do Baixo Alentejo.

Na ocasião, Marcelo Guerreiro sublinhou que «esta iniciativa é algo vital para o nosso tecido empresarial. Numa terra de forte vocação agrícola todos os esforços que existam para unir o setor, dar escala à produção, e projetar cada vez mais Ourique como Capital do Porco Alentejano, merecem todo o nosso apoio, atenção e esforço».

«Este projeto é ainda embrionário, mas muito promissor, e quis com esta visita mostrar aos agricultores e cooperantes fundadores que podem contar com a Câmara Municipal. Confio nos nossos agricultores, confio no nosso tecido empresarial, confio nas potencialidades da nossa terra, sei do valor do Porco Alentejano, e vi a vontade que eles têm de construir um futuro para o nosso mundo rural», disse o edil.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip