Crédito Agrícola apresenta um resultado líquido de 33,8 milhões de euros no primeiro trimestre do ano

No primeiro trimestre de 2020, o Grupo Crédito Agrícola apresentou um resultado líquido consolidado de 33,8 milhões de euros (-22,3% face ao período homólogo), para o qual o negócio bancário contribuiu com 29,3 milhões de euros (-20,0% face ao período homólogo).

Crédito Agrícola

Em 31 de março de 2020, a carteira de crédito (bruto) a clientes do Grupo Crédito Agrícola ascendia a 10,6 mil milhões de euros, uma variação positiva de 6,0% nos últimos 12 meses, superando a variação homóloga positiva de 1,1% registada pelo conjunto das instituições financeiras em Portugal com referência a Março 2020.

Com referência a 31 de março de 2020 e de acordo com as regras CRD IV/CRR a que se encontra sujeito, o Grupo Crédito Agrícola apresenta um confortável nível de solvabilidade consubstanciado pelo rácio common equity tier 1 (CET1) de 16,9%, valor francamente superior aos níveis mínimos recomendados.

Com referência a 14 de maio de 2020, as moratórias aprovadas pelo Crédito Agrícola representam um valor total de 2.088 milhões de euros. O Grupo Crédito Agrícola mantém 602 agências abertas ao público, a maior rede bancária nacional, estando permanentemente a reavaliar a abertura das restantes 40 agências (6%), cuja zona de influência se encontra coberta por serviços bancários alternativos.

O Grupo Crédito Agrícola, tendo em conta a responsabilidade social associada à garantia do acesso a serviços bancários por parte das comunidades locais, definiu e tem vindo a atualizar, desde o passado dia 16 de Março, um plano de contingência orientado para a prevenção e mitigação dos riscos associados à propagação do novo vírus Covid-19, em complementaridade aos seus Planos de Continuidade do Negócio (PCN).

Desempenho do Grupo Crédito Agrícola no 1º trimestre do ano

Em 31 de março de 2020, a carteira de crédito (bruto) a clientes do Grupo Crédito Agrícola ascendia a 10,6 mil milhões de euros, uma variação positiva de 6,0% nos últimos 12 meses que superou a variação homóloga positiva de 1,1% registada pelo conjunto das instituições financeiras em Portugal para o mesmo período.

Este facto terá contribuído para o reforço de quota de mercado de crédito do Grupo Crédito Agrícola (5,7%), uma tendência que se verifica nos últimos 6 anos consecutivos.

Em março de 2020, os recursos de clientes sob a forma de depósitos bancários totalizavam cerca de 15,4 mil milhões de euros, evidenciando um crescimento, em termos homólogos, de 9,9% correspondente a 1.388 milhões de euros. Este aumento de recursos contribuiu para a redução do rácio de transformação que, no final do período, ascendia a 66,5%.

Em termos de qualidade da carteira de crédito do Grupo Crédito Agrícola, o rácio bruto de Non Performing Loans (NPL) situava-se nos 9,0% em março de 2020.

O Grupo tem vindo a dar continuidade a uma gestão sã e prudente, reflectida em imparidades de crédito acumuladas a março de 2020 de 395 milhões de euros, valor que confere um nível de cobertura de NPL por imparidades de 42,4% e uma cobertura de NPL por imparidades e colaterais de 132,0%.

Em termos de composição do produto bancário, a margem financeira diminuiu 3,9 milhões de euros (-4,8%) em relação ao período homólogo, o que se justifica essencialmente pela redução das receitas dos juros (-28,8M€), tendo este efeito sido em parte anulado pela redução das despesas dos juros (-24,9M€).Complementarmente, a margem técnica do negócio segurador registou uma variação homóloga de -10,0 milhões de euros (-71,1%), tendo as comissões líquidas aumentado 6,2 milhões de euros (+26,7%) face ao homólogo.

A rentabilidade alcançada pelo Grupo Crédito Agrícola a março de 2020, correspondente a um ROE de 7,5%, espelha os resultados conseguidos nas diferentes componentes do Grupo (Caixas Agrícolas, Caixa Central, companhias de seguros vida e não vida e gestão de activos e fundos de investimento), sendo de assinalar os contributos positivos de 2,4 milhões de euros da CA Vida e de 2,2 milhões de euros da CA Seguros.

Nos primeiros 3 meses de 2020, os resultados registados nos veículos de desinvestimento imobiliário (nomeadamente via desvalorização de unidades de participação) penalizaram os resultados consolidados em 3,4 milhões de euros, valor ainda assim menos negativo que o registado no período homólogo (-5,3 milhões de euros).

Com referência a 31 de Março de 2020 e de acordo com as regras CRD IV/CRR a que se encontra sujeito, o Grupo Crédito Agrícola apresenta um confortável nível de solvabilidade consubstanciado pelo rácio common equity tier 1 (CET1) de 16,9% e um nível de cobertura de liquidez (rácio LCR) de 432%, ambos os rácios bem acima dos níveis mínimos recomendados. O rácio Texas, determinado pelo quociente entre o stock de NPL e a soma dos capitais próprios tangíveis com o stock de imparidades, fixou-se nos 44,7%.

Responsabilidade social corporativa

O Crédito Agrícola, único banco a operar em Portugal filiado no sector bancário cooperativo europeu (que integra alguns dos maiores bancos mundiais), é um Grupo de referência no sistema bancário português, com capitais exclusivamente nacionais, do qual fazem parte um conjunto de empresas financeiras, entre as quais as seguradoras CA Vida e CA Seguros, e que apresenta uma oferta universal de produtos e serviços financeiros e de protecção.

O Grupo CA, através da implementação de uma estratégia coordenada entre as 79 Caixas de Crédito Agrícola Mútuo que o compõem, prossegue empenhado em dinamizar a economia das cidades e vilas e em contribuir para a coesão social e territorial de Portugal.

Fruto da sua missão de desenvolvimento regional e da sua vocação de banco de proximidade, o Grupo CA apresenta a maior rede bancária em Portugal com 644 agências (março, 2020).

Reconhecimento externo

No 1º trimestre de 2020, o Crédito Agrícola posicionou-se no Top 5 na categoria “Banca” do ranking do estudo Global RepScore 2020, realizado pela OnStrategy, tendo sido ainda reconhecido, pela primeira vez, como líder no sector da Banca e Seguros pelo Índice de Satisfação do Cliente no European Consumer Satisfaction (ECSI) Portugal 2019. Também as seguradoras do Grupo mereceram este prémio, com a CA Seguros a ser distinguida pelo segundo ano consecutivo e a CA Vida pelo terceiro ano consecutivo.

Com referência a 14 de Maio de 2020, as moratórias aprovadas pelo Crédito Agrícola representam um valor total de 2.088 milhões de euros, dos quais 1.981 milhões de euros respeitam à moratória legal (DL 10/J-2020).

Com referência a 14 de Maio de 2020, o Grupo Crédito Agrícola mantém 602 agências abertas ao público, a maior rede bancária nacional, estando permanentemente a reavaliar a abertura das restantes 40 agências (6%), cuja zona de influência se encontra coberta por serviços bancários alternativos.

O Grupo Crédito Agrícola, tendo em conta a responsabilidade social associada à garantia do acesso a serviços bancários por parte das comunidades locais, definiu e tem vindo a actualizar, desde o passado dia 16 de Março, um plano de contingência orientado para a prevenção e mitigação dos riscos associados à propagação do novo vírus Covid19, em complementaridade aos seus Planos de Continuidade do Negócio (PCN). Neste contexto, a Caixa Central tem vindo a acompanhar e a actuar em função da evolução da situação e a simular impactos nas demonstrações financeiras consolidadas de cenários conservadores em relação à situação actual e perspectivada à data de planeamento e orçamentação do exercício de 2020.

Principais indicadores consolidados do Grupo Crédito Agrícola

Crédito Agrícola

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip