Covid-19: ProDouro emite medidas de prevenção para a viticultura

A ProDouro - Associados da Região do Douro elaborou um conjunto de medidas preventivas que transmitiu a todos os seus associados. 

Viticultura

Em relação ao transporte, a entidade aconselha a desinfectar as mãos sempre que o trabalhador entrar e sair da viatura; a desinfectar a viatura todos os dias; a dividir os trabalhadores por origem geográfica; a transportar sempre as mesmas pessoas; a reduzir a lotação e a não transportar trabalhadores que apresentem sintomas.

Na organização do trabalho é necessário manter o afastamento entre pessoas, por exemplo, uma pessoa por bardo, e nunca trocar utensílios de trabalho (ex. tesouras) ou pessoais (ex. telemóvel). Deve-se ainda separar pessoal interno de externo, como prestadores de serviços; disponibilizar material de desinfecção, como álcool e sabão azul; colocar cartazes com regras de conduta e disponibilizar termómetro.

São deveres dos trabalhadores ficar em casa se sentir febre, tosse ou dificuldades respiratórias; lavar sempre as mãos durante o mínimo de 20 segundos; manter a distância de segurança entre colegas e promover o isolamento social responsável.

Em relação à utilização de máscaras, estas só devem ser utilizadas uma vez por um período de 6 horas. Se utilizar máscaras reutilizáveis, o trabalhador deve desinfectar ou lavar a 60 graus todos os dias. A entidade apela ainda a que nunca se retire a máscara pela parte frontal, pois esta pode estar contaminada e de seguida levando as mãos à boca pode contrair o vírus. É essencial retirar sempre pelos elásticos.

Os associados devem optar por entregar aos seus trabalhadores máscaras que possam reutilizar, como por exemplo, as viseiras de protecção das roçadoras, mas ter o cuidado de as desinfectar borrifando com álcool após cada utilização. As luvas devem ser descartáveis e retiradas sem tocar no seu exterior e deve-se usar a parte interior da luva para a puxar, deixando-a do avesso. As luvas normais de trabalho, bem como toda a roupa, devem ser lavadas a 60 graus.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip