Cova da Beira 2020 lança concurso para projetos de exploração agrícola

O instrumento de apoio ao desenvolvimento local Cova da Beira 2020, gerido pela Associação de Desenvolvimento Rural (RUDE), abriu no passado dia 22 de julho o período para apresentação de candidaturas para o cofinanciamento de projetos de diversificação de atividades na exploração agrícola.

Cova da Beira 2020

Os apoios a concurso previstos na operação 10.2.1.3 - “Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola”, integrante da ação 10.2 “Implementação das estratégias” da Medida 10 LEADER do programa de desenvolvimento rural do continente, PDR2020, visam estimular o desenvolvimento, nas explorações agrícolas, de atividades que não sejam de produção, transformação ou comercialização de produtos agrícolas, com um máximo de 200 mil euros de investimento, criando novas fontes de rendimento e de emprego.

A medida visa também contribuir diretamente para a manutenção ou melhoria do rendimento do agregado familiar, a fixação da população, a ocupação do território e o reforço da economia rural.

São susceptíveis de apoio as unidades de alojamento turístico, serviços de recreação e lazer, estabelecimentos de restauração e bebidas, cestaria, olaria, serviços relacionados com a agricultura, silvicultura e exploração florestal, entre outras actividades económicas.

O nível de apoio a conceder varia entre os 40% e os 50% do investimento elegível. A dotação orçamental para este período de candidaturas, que termina a 30 de setembro, é de 400 mil euros.

A Equipa Técnica do Grupo de Apoio Local (GAL) Cova da Beira 2020 vai proceder à realização de diversas sessões de esclarecimento pelo território sobre a medida de apoio com a seguinte calendarização:

31 de julho, às 14h30, na Covilhã – Centro de Inovação do Turismo (NEST)

6 de agosto, às 14h30, no Fundão – A Moagem (Sala estúdio)

9 de agosto, às 10h30m, em Belmonte – Câmara Municipal de Belmonte

Todas as informações relativas a estes apoios para o território da Cova da Beira estão disponíveis neste site.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip